AP

Pessoa: destaque em 2004

O hipismo foi introduzido no Brasil por um capitão do exército, Luiz Jacomé de Abreu de Souza, que em 1863 fundou a Escola de Equitação de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro. Como no resto do mundo, a atividade esteve monopolizada por militares até 1938, quando foi criada a Sociedade Hípica Brasileira. Pouco tempo depois, em 1941, foi criada a Confederação Brasileira de Hipismo.

AS MEDALHAS DO HIPISMO
OURO
  • Atenas-2004

    Salto - R. Pessoa

PRATA
BRONZE
  • Atlanta-1996

    Salto por equipes - A. Johanpetter, L. F. Azevedo, Doda e R. Pessoa

  • Sydney-2000

    Salto por equipes - A. Johannpeter, L. F. de Azevedo, Doda e R. Pessoa

Em Olimpíadas, a primeira participação do hipismo brasileiro aconteceu em Londres-1948. Nos Jogos seguintes, em Helsinque, um cavaleiro saído do Exército, Eloy Menezes, montando Biguá, ficou na quarta colocação no Prêmio das Nações. Ao lado de Renyldo Ferreira e Álvaro Dias Toledo, Eloy repetiu ainda o quarto lugar na prova de salto por equipes. Em Tóquio-1964, Nelson Pessoa Filho, considerado o melhor cavaleiro brasileiro de todos os tempos, fez sua primeira aparição em Olimpíadas. Levou o quinto lugar no concurso de saltos.

De coadjuvantes a medalhistas

Após longo período como coadjuvantes, os brasileiros conquistaram seu melhor resultado em Atlanta-1996. A equipe formada por André Johanpetter, Luís Felipe Azevedo, Álvaro Affonso de Miranda Neto e Rodrigo Pessoa (filho de Nelson Pessoa) ganhou o bronze no concurso de saltos.

Em Sydney-2000, na prova de salto individual, o favorito Rodrigo Pessoa (campeão da Copa do Mundo em 1998, 1999 e 2000) esteve próximo de conquistar o ouro, mas deixou a medalha escapar no final, quando seu cavalo, Baloubet du Rouet, refugou três vezes na frente de um obstáculo no percurso final. Na prova por equipes, André Johannpeter, Luiz Felipe de Azevedo, Álvaro de Miranda Neto (Doda) e o próprio Pessoa, conquistaram a medalha de bronze, repetindo o resultado alcançado pelo Brasil em Atlanta-1996.

E a redenção de Baloubet du Rouet, considerado um dos melhores cavalos da história do saltos, veio em 2004. E de forma inesperada. Depois de não figurar entre os favoritos no primeiro percurso, o conjunto brasileiro com Rodrigo Pessoa conseguiu zerar no segundo e ficar com a medalha de prata. Mais tarde, depois dos Jogos terminados, o ouro viria por causa do doping no cavalo do conjunto irlandês, que tinha subido ao ponto mais do pódio. Por equipes, Bernardo Resende, Doda, Luciana Diniz e mais Pessoa não repetiram o bronze.

O CCE também teve um desempenho pior em Atenas do que em Sydney. O Brasil terminou em décimo lugar e frustrou as expectativas do grupo que estaria melhor do que o sexto lugar de 2000. .