Sistema de marcação cerrado, sem dar espaço para o ataque adversário
Fica entre a linha de fundo e a linha de 6 metros. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado lance livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não estará sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejuízo para a ação do adversário
Jogar a bola em direção ao gol, o mesmo que chutar
Utilizado na lateral da quadra para reiniciar a partida depois de a bola ter saído pelas linhas laterais
Arremesso feito da linha central, para reiniciar o jogo
Utilização do corpo para impedir o deslocamento do adversário
É marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração às regras
Serve para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas, por reclamações ou quando após uma infração o jogador não deixa a bola no lugar indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro
O jogador que receber o cartão vermelho deve retirar-se da quadra, não podendo nem permanecer no banco de reservas e nem voltar para a partida. O time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e depois pode completar a equipe com outro jogador. O jogador que receber a quarta punição de dois minutos é automaticamente desqualificado
O mesmo que apertada
Movimento ilegal de carregar a bola, segurando-a por três segundos ou caminhando três passos sem batê-la no chão
O mesmo que cartão vermelho
Punição que obriga o jogador a permanecer fora da partida durante dois minutos, depois dos quais pode retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem. Durante este período, o time fica com um jogador a menos. A punição é geralmente aplicada a faltas desnecessárias e substituições incorretas
Ação de bater a bola diversas vezes no solo utilizando apenas uma das mãos
Lance ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro tenha tocado na bola). É executado no ponto de intersecção entre a linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola saiu
Recurso extremo da arbitragem, utilizado em casos de agressão física e verbal ou em lances violentos. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar à quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com um jogador a menos
Antes da execução de lances como tiro livre e lateral, a bola deverá ficar na mão do lançador, com todos os jogadores em suas posições. Apenas o lançador pode tocar na bola, não devendo batê-la contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e aplicar reversão da jogada
Ato de ultrapassar um adversário batendo a bola no chão
Movimento do defensor na marcação de seu oponente direto, saindo à frente e retornando novamente à sua posição de origem
Jogador central que atua no meio da quadra. Ele coordena o ataque e a defesa de sua equipe ou tenta penetrar na defesa do time adversário
Único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra. O goleiro também é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área, fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha)
Movimento ofensivo no qual o jogador entra pela defesa adversária em uma jogada criada por ele ou por seus companheiros de equipe
Qualquer atleta do time, exceto o goleiro
Linha que marca o fim da quadra, não inclui a linha do gol; também conhecida como linha externa do gol
Linha que define o local onde serão validados os gols
Linha que demarca a área onde o goleiro pode ficar durante a execução de um tiro de sete metros
Linha que demarca a área onde o goleiro atua
Linha que marca o local onde o jogador deve executar o tiro de sete metros
Jogador que atua em volta da linha de seis metros
O mesmo que drible
Ato de pegar a bola que não está de posse de nenhum jogador
Ato de pegar a bola passada por um companheiro de equipe
Sentado na mesa de arbitragem, possui a súmula da partida e deve computar todas as estatísticas do jogo, para auxiliar os juízes
Interrupção do jogo determinada pelo juiz em alguns momentos da partida
É ordenado quando a bola toca em um jogador da equipe que ataca ou no goleiro do time que defende e ultrapassa a linha de fundo. Também é considerado tiro de meta quando um jogador do time atacante toca a bola dentro da área do gol ou invade esta região. A saída de bola do goleiro depois de uma defesa também um tiro de meta. A forma de cobrança do tiro meta é dentro da área do goleiro e só ele pode recolocar a bola em jogo
Espécie de "pênalti", ocorre após a execução de uma falta grave sobre o adversário, em oportunidade clara de gol. No momento da cobrança, os jogadores de defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de nove metros. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de sete metros, não podendo invadi-la ou mover este pé
Jogada que começa a partida, no meio da quadra
É ordenado quando a bola ultrapassa totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado, o jogador deverá manter um pé sobre a linha e o outro fora da quadra. Caso isto seja desrespeitado, o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança para a equipe adversária
É ordenado nos casos de entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, tiros de meta e de sete metros; e atitude antidesportiva