A

Apertada:

Sistema de marcação cerrado, sem dar espaço para o ataque adversário

Área de gol:

Fica entre a linha de fundo e a linha de 6 metros. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado lance livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não estará sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejuízo para a ação do adversário

Arremessar:

Jogar a bola em direção ao gol, o mesmo que chutar

Arremesso de entrada:

Utilizado na lateral da quadra para reiniciar a partida depois de a bola ter saído pelas linhas laterais

Arremesso de saída:

Arremesso feito da linha central, para reiniciar o jogo

B

Bloqueio:

Utilização do corpo para impedir o deslocamento do adversário

Bola ao chão:

É marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração às regras

C

Cartão amarelo:

Serve para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas, por reclamações ou quando após uma infração o jogador não deixa a bola no lugar indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro

Cartão vermelho:

O jogador que receber o cartão vermelho deve retirar-se da quadra, não podendo nem permanecer no banco de reservas e nem voltar para a partida. O time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e depois pode completar a equipe com outro jogador. O jogador que receber a quarta punição de dois minutos é automaticamente desqualificado

Cerrada:

O mesmo que apertada

Condução:

Movimento ilegal de carregar a bola, segurando-a por três segundos ou caminhando três passos sem batê-la no chão

D

Desclassificação:

O mesmo que cartão vermelho

Dois minutos:

Punição que obriga o jogador a permanecer fora da partida durante dois minutos, depois dos quais pode retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem. Durante este período, o time fica com um jogador a menos. A punição é geralmente aplicada a faltas desnecessárias e substituições incorretas

Drible:

Ação de bater a bola diversas vezes no solo utilizando apenas uma das mãos

E

Escanteio:

Lance ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro tenha tocado na bola). É executado no ponto de intersecção entre a linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola saiu

Exclusão:

Recurso extremo da arbitragem, utilizado em casos de agressão física e verbal ou em lances violentos. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar à quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com um jogador a menos

Execução:

Antes da execução de lances como tiro livre e lateral, a bola deverá ficar na mão do lançador, com todos os jogadores em suas posições. Apenas o lançador pode tocar na bola, não devendo batê-la contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e aplicar reversão da jogada

F

Finta:

Ato de ultrapassar um adversário batendo a bola no chão

Flutuação:

Movimento do defensor na marcação de seu oponente direto, saindo à frente e retornando novamente à sua posição de origem

Fundo central:

Jogador central que atua no meio da quadra. Ele coordena o ataque e a defesa de sua equipe ou tenta penetrar na defesa do time adversário

G

Goleiro:

Único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra. O goleiro também é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área, fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha)

I

Infiltração:

Movimento ofensivo no qual o jogador entra pela defesa adversária em uma jogada criada por ele ou por seus companheiros de equipe

J

Jogador de linha:

Qualquer atleta do time, exceto o goleiro

L

Linha de fundo:

Linha que marca o fim da quadra, não inclui a linha do gol; também conhecida como linha externa do gol

Linha de gol:

Linha que define o local onde serão validados os gols

Linha de quatro metros:

Linha que demarca a área onde o goleiro pode ficar durante a execução de um tiro de sete metros

Linha de seis metros:

Linha que demarca a área onde o goleiro atua

Linha de sete metros:

Linha que marca o local onde o jogador deve executar o tiro de sete metros


P

Pivô:

Jogador que atua em volta da linha de seis metros

Q

Quique:

O mesmo que drible

R

Rebote:

Ato de pegar a bola que não está de posse de nenhum jogador

Recepção:

Ato de pegar a bola passada por um companheiro de equipe


S

Secretário:

Sentado na mesa de arbitragem, possui a súmula da partida e deve computar todas as estatísticas do jogo, para auxiliar os juízes

T

Time-out:

Interrupção do jogo determinada pelo juiz em alguns momentos da partida

Tiro de meta:

É ordenado quando a bola toca em um jogador da equipe que ataca ou no goleiro do time que defende e ultrapassa a linha de fundo. Também é considerado tiro de meta quando um jogador do time atacante toca a bola dentro da área do gol ou invade esta região. A saída de bola do goleiro depois de uma defesa também um tiro de meta. A forma de cobrança do tiro meta é dentro da área do goleiro e só ele pode recolocar a bola em jogo

Tiro de sete metros:

Espécie de "pênalti", ocorre após a execução de uma falta grave sobre o adversário, em oportunidade clara de gol. No momento da cobrança, os jogadores de defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de nove metros. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de sete metros, não podendo invadi-la ou mover este pé

Tiro de saída:

Jogada que começa a partida, no meio da quadra

Tiro lateral:

É ordenado quando a bola ultrapassa totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado, o jogador deverá manter um pé sobre a linha e o outro fora da quadra. Caso isto seja desrespeitado, o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança para a equipe adversária

Tiro livre:

É ordenado nos casos de entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, tiros de meta e de sete metros; e atitude antidesportiva