UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Handebol

Hoang Dinh Nam/AFP

Seleção brasileira mostra a decepção por perder a vaga

Confira o desempenho de cada brasileiro

27/08/2008 - 14h20

Norte europeu assusta potências, e Brasil passa perto das quartas

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Islândia e Noruega tiveram a chance de mostrar a força dos países nórdicos nas Olimpíadas de Pequim. O primeiro foi à final do torneio masculino de handebol e quase levou um ouro inédito ao país. Já as norueguesas bateram as russas na final do feminino e sacramentaram a surpresa do esporte na China.

Lee Jin-man/AP
Time brasileiro lamenta a derrota para a Espanha na última rodada da primeira fase
TABELA DO TORNEIO MASCULINO
TABELA DO TORNEIO FEMININO

Em 2004, os islandeses ganharam apenas um jogo e nem se classificaram para as quartas-de-final. Em Pequim, a história foi outra. Força menor no esporte, eles derrotaram Rússia e Alemanha na primeira fase. Esta última, a atual campeã mundial.

Os islandeses, que acabaram com o vice depois da derrota para a França, que teve um título inédito, não estão nem garantidos no Mundial de 2009 ainda. Já as norueguesas são mais conhecidas no lado feminino.

Elas foram vice-campeãs mundiais no final de dezembro e, nos Jogos, deram o troco para a cima das russas, as atuais bicampeãs do mundo. A Noruega, entretanto, nem esteve nos Jogos de Atenas e confirmou sua ascensão na China.

A seleção feminina brasileira também poderia ter seguido este caminho. Sétima em 2004, a equipe teve tudo para avançar as quartas-de-final da competição após desbancar a Coréia do Sul, medalha de prata em Atenas.

O feito, porém, foi o único do time em Pequim. Um empate com a Hungria deu ao time três pontos e fez a última partida da chave ser decisiva. Contra a Suécia, até então a última colocada no grupo B, o Brasil só precisava de uma vitória. A derrota por 25 a 22 tirou o time das oito melhores.

O masculino, com mais dificuldades, também passou perto das quartas. Depois, acabou como em Atenas, com uma só vitória. A equipe foi derrotada na última rodada pela Espanha, por 36 a 35, e ficou sem a vaga. Uma vitória dava a classificação ao time.

Compartilhe: