Ação muscular de extensão da articulação dos quadris
Posição de equilíbrio em que o ginasta mantém uma perna no chão e eleva a outra para trás. Exige força, flexibilidade e equilíbrio
As pernas estendidas formam um ângulo com o tronco. É possível ter também uma posição carpada de pernas afastadas
Acrobacia criada por Daiane dos Santos dá dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril, levando as mãos à altura do joelho
É todo aquele exercício que admite rotação em torno do eixo transversal do corpo, superior a 180 graus. Pode também conter combinações de rotações em torno dos dois eixos do corpo: longitudinal e transversal
É todo exercício que não admite rotação em torno do eixo transversal do corpo, acima de 180 graus. Os elementos ginásticos podem conter rotações em torno do eixo longitudinal do corpo
Nome dado a qualquer movimento característico da ginástica artística, que exige treinamento e técnica para uma perfeita realização. Os elementos podem ser realizados no solo, ou nos diferentes aparelhos, sendo executados em séries nas competições
São tomadas, pegadas ou presas, que representam as várias maneiras do executante segurar o aparelho e manter-se nele
O corpo deve estar em linha reta, sem nenhum ângulo
Movimento específico do cavalo com alças. O ginasta alterna o apoio das mãos, enquanto as pernas ficam separadas e estendidas e circulam o corpo
Movimento preparatório para acrobacias. O ginasta leva os braços ao solo ao mesmo tempo em que seus pés deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. Pode ser executado para a frente ou para trás
Ginasta executa um flic-flac sobre a trave com as pernas separadas, de modo que uma perna chegue à trave antes da outra. Requer equilíbrio, alinhamento e precisão
Flic para trás colocando somente as mãos na trave, de modo que os pés formem uma posição carpada ou estendida. A ginasta cai sentada sobre a trave
Uma rotação em torno do próprio corpo (para a frente ou para trás) sem o uso das mãos no solo
Movimento específico do cavalo com alças. O ginasta alterna o apoio das mãos, enquanto as pernas ficam separadas e estendidas e circulam o corpo
Salto mortal duplo com um parafuso no segundo movimento
Elemento específico das barras assimétricas uma rotatória em volta da barra de 360 graus, executada com braços estendidos e corpo na posição estendida
Todas as partes do corpo se flexionam e se aproximam de um ponto central do corpo. As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho. A mão direita segura a perna direita e a mão esquerda segura a perna esquerda
Elemento mais básico das barras paralelas. O ginasta balança com o corpo estendido. Em seguida, faz com que seu corpo fique em posição carpada, encostando a perna na barra, e com os braços se ergue, puxando o corpo para cima, de modo que a cintura fique junto à barra
É o exercício de equilíbrio invertido mais básico da ginástica artística. O ginasta deve manter, durante a parada de mãos, o cotovelo, o ombro, o quadril, o joelho e o tornozelo na mesma linha do pulso. Os dedos bem afastados aumentam a base de sustentação do corpo e permitem melhor equilíbrio
Uma rotação em torno do próprio corpo para os lados, sem o uso das mãos no solo
Elemento também conhecido popularmente como "estrela". Consiste em passar lateralmente em apoio invertido (mão no solo e pés no ar) e retornar à posição em pé
Movimento semelhante a uma roda (estrela), com os dois pés chegando ao solo no mesmo instante. Usado pelos ginastas para acelerar uma "passada"
Um parafuso e meio na posição estendida após movimento para frente. Exemplo: flic-flac para frente, mortal simples para frente
Seqüência de elementos executados pelo ginasta. Termo geralmente usado no solo, quando o ginasta vai de uma ponta a outra realizando movimentos. Também pode ser chamado de “passada”
Usado para passar da barra mais alta para a mais baixa. O ginasta faz um movimento semelhante com o flic-flac
Corpo forma um arco e as costas ficam "arqueadas" para trás
Passar pelo apoio estendido invertido para passar em suspensão invertida (pernas afastadas) e passar pelo apoio estendido invertido para frente ou para trás
Movimento corporal lateral. O ginasta alterna o apoio das mãos (ora direita, ora esquerda) com pernas e braços estendidos, enquanto as pernas vão abertas de um lado a outro do cavalo. (Movimento específico do cavalo com alças)
Ginasta larga a barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou com pernas separadas, e em seguida pega a barra novamente
Salto mortal duplo com um parafuso completo no primeiro salto