Folha Imagem

Romário foi prata em 1988

Dona de cinco títulos mundiais, a seleção brasileira masculina esteve presente em dez edições dos Jogos Olímpicos e nunca conquistou o ouro. A estréia foi em Helsinque-1952, com um quinto lugar. O Brasil só voltou aos Jogos oito anos depois, em Roma-1960. Representados por jogadores amadores, entre eles o meia Gérson, futuro campeão mundial em 1970, os brasileiros foram eliminados na primeira fase. A desclassificação precoce se repetiria ainda em Tóquio-1964, Cidade do México-1968 e Munique-1972. O Brasil chegou à sua primeira semifinal em Montreal-1976, mas ficou apenas com o quarto lugar, perdendo a medalha de bronze para a então União Soviética.

A primeira medalha só veio em Los Angeles-1984. Representada pelo Inter de Porto Alegre, uma vez que alguns clubes não queriam ceder seus atletas, a seleção ficou com a medalha de prata, após perder para a França por 2 a 0. Em Seul-1988, apesar de contar com nomes como Romário, Dunga e Taffarel, o Brasil ficou em segundo lugar. Eliminou a forte Alemanha na semifinal, mas perdeu a decisão de virada para a União Soviética.

AS MEDALHAS DO FUTEBOL
PRATA
  • Los Angeles-1984

    Masculino

  • Seul-1988

    Masculino

  • Atenas-2004

    Feminino

BRONZE
  • Atlanta-1996

    Masculino

Depois de não se classificar para Barcelona-1992, o Brasil foi para Atlanta-1996 com jogadores como Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldo, Dida, Bebeto e Aldair. Mesmo dirigido pelo técnico Zagallo, o Brasil caiu na semifinal pela Nigéria e ficou com o bronze. Em Sydney-2000, a seleção masculina perdeu para Camarões, ainda nas quartas-de-final, por 2 a 1 - com um gol de ouro na prorrogação - e foi eliminada dos Jogos.

No futebol feminino, o Brasil estreou já na primeira edição do torneio olímpico, em Atlanta-1996. A seleção ficou com o quarto lugar, mas chegou a estar bem próxima da final. No jogo com a China, pelas semifinais, o Brasil estava vencendo por 2 a 1, mas permitiu a virada. Na disputa do bronze, a seleção perdeu para a Noruega, então campeã mundial, por 2 a 0.

Em Sydney-2000, a seleção feminina foi derrotada pela Alemanha por 2 a 0 na decisão da medalha de bronze no torneio e, assim como aconteceu em Atlanta-1996, terminou em quarto lugar. Na semifinal, as brasileiras haviam perdido para os EUA por 1 a 0. O pódio, no entanto, veio quatro anos depois, em Atenas. A seleção superou a Suécia na semifinal por 1 a 0 e, na decisão, criou muitas chances, mas perdeu para as norte-americanas, ficando com a medalha de prata.

O futebol chega ao Brasil

Oficialmente, o futebol surgiu no Brasil em 1894, quando Charles Miller, de volta da Inglaterra, trouxe duas bolas, chuteiras e as regras do esporte na cabeça. O estudante paulistano difundiu o esporte em São Paulo, por meio do São Paulo Athletic Club. Em 1902, foi disputado o Campeonato Paulista, o primeiro oficial no país.

A primeira entidade nacional de futebol surgiu em 8 de junho de 1914, com a criação da Federação Brasileira de Sports. Dois anos depois, em 5 de dezembro de 1916, ela mudou o nome para Confederação Brasileira de Desportos (CBD). A CBD passou a se chamar Confederação Brasileira de Futebol em 24 de setembro de 1979.