Partida que não vale pontos
Jogador que defende e ataca perto da linha lateral do campo em um esquema com três zagueiros
É o responsável pelo jogo e deve garantir que as regras sejam cumpridas durante toda a partida
Área próxima ao campo na qual o treinador pode ficar em pé, orientando o time. O tamanho dela varia de acordo com o campo, tendo apenas que ficar a 1 m da linha lateral
Jogador com maior número de gols
Fica na lateral do campo e ajuda o árbitro nas marcações, principalmente nos lances de impedimento
Jogador posicionado próximos à área adversária; seu objetivo é fazer as jogadas ofensivas e os gols
Chute alto, normalmente sem direção
O mesmo que assistente
Posição de impedimento
Lance em que um jogador chuta logo depois que a bola quica no campo
O mesmo que zagueiro
Lance plástico, no qual o jogador, de costas para o local em que quer chutar, acerta a bola no ar. Sua invenção é atribuída ao brasileiro Leônidas da Silva
Prêmio pago aos jogadores por vitórias ou resultados expressivos
Reinício de jogo após o árbitro ter sido obrigado a parar a partida com a bola rolando
Chute forte
Jogador ruim
Pessoa que vende ingresso na porta do estádio
Escorar o adversário com as costas
Protetor para as canelas. Feita de plástico resistente, é material obrigatório usado pelos atletas
Drible no qual um jogador toca a bola por entre as pernas do adversário
Jogada ríspida, na qual o atleta desliza com as duas pernas no chão em busca da bola
Aplicados para punir jogadores que desrespeitem as regras e as normas de conduta. O amarelo é advertência, e o vermelho exclui o atleta do jogo
Tática usada por jogadores ou equipes para retardar propositalmente a partida
Toque com a parte de trás da chuteira
Lance no qual o jogador encobre o adversário com a bola
Calçado com travas específicas para gramado, feita de materiais como kevlar e titânio
O mesmo que escanteio
Jogada na qual um atleta passa pelo adversário
Quando um jogador toca a bola por um lado do rival e o ultrapassa pelo outro lado
Drible que consiste em puxar a bola por um lado e sair pelo outro
Controle de bola sem deixá-la tocar no chão
Cobrança de tiro livre direto feito a partir do canto do campo, de uma semicircunferência de um metro, onde a bola deve ser colocada
Infração dentro de campo; se ocorrer dentro da grande área, é pênalti
Jogador com pouca técnica, que normalmente apela para violência
Jogada na qual um atleta engana o adversário
Gol resultado de falha do goleiro
Adversário que é freqüentemente derrotado por outro
Responsável por pegar as bolas que saem de campo
Jogador com idade alterada
Único jogador de um time que pode pegar a bola com as mãos, mas apenas dentro de uma área delimitada; seu uniforme deve ser diferente dos de seus companheiros de equipe
Gol bonito
Gol marcado em um lance sem ângulo
Quando, após a cobrança de escanteio, a bola entra direto no gol, sem que um jogador do time que ataca toque na bola
Jogador que marca três gols em uma partida
Quando o jogador de ataque está à frente do penúltimo defensor adversário no momento em que a bola é passada para ele, desde que este atleta esteja no campo de ataque
O mesmo que árbitro
Bola tocada para o companheiro a longa distância
Jogador que defende e ataca perto da linha lateral do campo em um esquema com quatro zagueiros
Último colocado de um campeonato
O mesmo que chapéu
Toque na bola após a mesma passar entre as pernas do jogador
1. Proteção de mão usada pelos goleiros; 2. Valor pago a um atleta em sua contratação ou na renovação de contrato
Jogador de meio-campo que normalmente arma as jogadas de ataque do time e auxilia na marcação
Bola tocada para o companheiro a curta distância
Jogada plástica na qual o atleta passa o pé por cima da bola diversas vezes
Tentativa de acertar a bola de cabeça mergulhando rente ao chão
Jogo de rua
Tiro livre direto batido a 11 metros do gol, sem barreira
Teste para jogadores
Jogador ruim
O mesmo que frango
Jogador de ataque, que atua nas laterais do campo
Posição na qual o atleta não está em condições legais de jogo
Tempo extra utilizado quando existe empate em partidas eliminatórias
É o reserva do trio de arbitragem, ajudando a equipe com os deveres administrativos antes, durante e depois da partida
Lance no qual o jogador acerta a bola antes dela tocar no chão
Tribunal que interfere nos resultados das partidas
Reposição da bola em jogo, feita dentro da área do goleiro após sua saída pela linha de fundo
Cobrança de bola parada em que é permitido chutar diretamente para o gol adversário
Cobrança de bola parada em que o gol só será válido se a bola for tocada por outro atleta além daquele que cobrou o tiro
Acertar a bola com a parte lateral do pé, provocando um efeito
Meia que normalmente joga à frente dos zagueiros, atuando principalmente na marcação
Jogador que atua recuado no campo, marcando as jogadas de ataque do adversário