Olímpico

O primeiro gol de escanteio, que passaria a ser chamado de olímpico, foi marcado em 2 de outubro de 1924 por Cesáreo Onzari, da Argentina, contra o Uruguai, o campeão olímpico daquele ano. Não foi difícil encontrar um nome para o gol. Até alguns meses antes, esse tipo de lance não era considerado válido pela Fifa. O time que sofria o "gol" cobrava um tiro de meta, e a partida seguia normalmente sem alteração no placar.

E o ouro?

Apesar de ter disputado dez vezes as Olimpíadas, o Brasil jamais saiu com a medalha de ouro do torneio masculino de futebol. Até hoje, foram 42 jogos, 23 vitórias, 4 empates e 14 derrotas dos brasileiros, com 81 gols marcados e 54 gols sofridos. De quebra, o país ainda amargou o fato de ver os maiores rivais, os argentinos, celebrarem o inédito ouro em Atenas-2004, quando o Brasil sequer disputou as Olimpíadas.

Os melhores

Em Atenas-2004, a Itália tornou-se a nação mais vitoriosa na história olímpica. O país chegou a 30 triunfos, com três resultados positivos na Grécia, e deixou a Hungria em segundo lugar na lista, com 27. Os italianos são ainda os recordistas em partidas disputadas, com 57 jogos em 14 participações. A antiga URSS tem o melhor aproveitamento, com 81,25% dos pontos. Em 32 jogos, venceu 24, empatou 4 e perdeu apenas 4.

VOCÊ SABIA?
  • A seleção da Iugoslávia é a maior vice da história das Olimpíadas. Perdeu três finais seguidas: em 1948, 1952 e 1956, para Suécia, Hungria e União Soviética, respectivamente. Em Roma-1960, disputando a quarta final, venceu a Dinamarca.
  • Quem não se lembra da derrota brasileira para o Japão no jogo de abertura das Olimpíadas de Atlanta? Mas o Japão já fez estrago maior. Nos Jogos da Cidade do México-1968, conquistou a medalha de bronze derrotando a seleção anfitriã na disputa pelo terceiro lugar. Outra zebra histórica foi a goleada de Zâmbia sobre a Itália por 4 a 0, em Seul-1988.
  • Em Saint Louis-1904, apenas três equipes estiveram no evento: duas norte-americanas (Christian Brothers e St. Rose Scholl) e uma canadense (Falt Football Club). Apesar de a competição ter acontecido nos EUA, o ouro foi para o Canadá.
  • Nas Olimpíadas, apenas três seleções defenderam com sucesso o título da edição anterior. A primeira foi a da Grã-Bretanha, que venceu em Londres-1908 e Estocolmo-1912. O feito ainda foi repetido por Uruguai (Paris-1924 e Amsterdã-1928) e Hungria (Tóquio-1964 e Cidade do México-1968), mas nunca aconteceu na disputa feminina.