Futura estrela

Na equipe de esgrima da Austrália, nas Olimpíadas de Los Angeles em 1932, competiu um atleta chamado Errol Flynn. Ele não conseguiu sequer uma vitória na competição, mas teve a sorte de ser contratado por Hollywood para converter-se em uma estrela do cinema e, mais tarde também, um cidadão norte-americano. Em 2004, Jude Law o interpretou no filme O Aviador.

No grito!

Escrito em 1844, o livro "Os Três Mosqueteiros", do francês Alexandre Dumas, conta com diversas referências à esgrima. Uma delas é o uso da conhecida expressão "touché", que remonta ao toque da espada no adversário. Antigamente o recurso utilizado para que o atleta pudesse requerer a pontuação. Posteriormente, o sensor eletrônico foi introduzido no esporte.

Enganação

Os filmes de cinema e televisão usam constantemente o termo "espada" para designar a arma do herói e vilão. Muitas vezes, como ocorre em "Zorro", os personagens cortam tudo com a "espada". O que é falso. Apenas o sabre tem a capacidade de cortar uma vela, por exemplo, como se via nos filmes de ação norte-americanos entre piratas e a marinha inglesa.

VOCÊ SABIA?
  • O florete, uma das armas utilizadas na esgrima, foi inventado para ensinar os atletas a treinar, curiosamente, com a espada. Após muito tempo a arma foi incorporada nas competições internacionais. A diferença de uma modalidade para a outra é que no florete a região que conta pontos é apenas o tronco do adversário.
  • A Confederação Brasileira de Esgrima já adotou um método controverso para avaliar os atletas. Para poderem representar o Brasil em qualquer competição, todos deveriam se submeter a um teste de atletismo. Nele, precisavam cumprir uma determinada distância em 12 min. Para os homens, eram 3 km, enquanto as mulheres faziam 2,6 km.
  • Antigamente, quando as roupas dos esgrimistas ainda não contavam com dispositivos eletrônicos para acusar os golpes, era comum mergulhar as espadas em tinta para que qualquer toque ficasse visível no corpo do adversário. Já no sabre, as regras com aparelhos eletrônicos foram adaptados em 1988, nos Jogos Olímpicos de Seul, na Coréia do Sul.
  • Em Paris-1900, o francês Gustave Sandras, de 1,59 m de altura, pesando 63 kg e com 18 anos de idade, ganhou o concurso geral da esgrima, disputado em 11 provas contra 133 adversários. Ramón Fonst - de apenas 16 anos - venceu a prova de espada para mestres de armas, dando a primeira medalha de ouro para Cuba e a primeira para a América Latina.