Na equipe de esgrima da Austrália, nas Olimpíadas de Los Angeles em 1932, competiu um atleta chamado Errol Flynn. Ele não conseguiu sequer uma vitória na competição, mas teve a sorte de ser contratado por Hollywood para converter-se em uma estrela do cinema e, mais tarde também, um cidadão norte-americano. Em 2004, Jude Law o interpretou no filme O Aviador.
Escrito em 1844, o livro "Os Três Mosqueteiros", do francês Alexandre Dumas, conta com diversas referências à esgrima. Uma delas é o uso da conhecida expressão "touché", que remonta ao toque da espada no adversário. Antigamente o recurso utilizado para que o atleta pudesse requerer a pontuação. Posteriormente, o sensor eletrônico foi introduzido no esporte.
Os filmes de cinema e televisão usam constantemente o termo "espada" para designar a arma do herói e vilão. Muitas vezes, como ocorre em "Zorro", os personagens cortam tudo com a "espada". O que é falso. Apenas o sabre tem a capacidade de cortar uma vela, por exemplo, como se via nos filmes de ação norte-americanos entre piratas e a marinha inglesa.