UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Ciclismo

AFP

A modalidade do BMX fez sua estréia nos Jogos de 2008

Confira o desempenho de cada brasileiro

26/08/2008 - 17h03

Britânicos dominam provas de pista em ano de estréia do BMX nos Jogos

Do UOL Esporte

Em São Paulo

A novidade no ciclismo em Pequim-2008 foi a inclusão de uma nova modalidade, o BMX, mais conhecido por aqui como bicicross. Adrenalina, velocidade e acidentes marcaram a estréia do esporte, que adicionou o elemento radical ao tradicional espírito olímpico. Sem representantes brasileiros, as primeiras medalhas da prova foram para a francesa Anne-Caroline Chausson, no feminino, e para o letão Maris Strombergs, entre os homens.

PARTICIPAÇÃO DOS BRASILEIROS
Franck Robichon/EFE
Murilo Fischer (e), Clemilda Fernandes (c) e Luciano Pagliarini treinam em Pequim
Murilo Fischer conseguiu o melhor resultado brasileiro no ciclismo ao terminar a prova de estrada em Pequim no 20º lugar. Após uma 89ª colocação em Atenas, ele mudou-se para a Itália, tornando-se um atleta de ponta.

O outro ciclista brasileiro, Luciano Pagliarini, teve problemas com uma pedra no rim às vésperas da prova. Com um pedaço do selim da bicicleta cortado, terminou na 90ª posição.

Entre as mulheres, Clemilda Fernandes quase se envolveu em um acidente e terminou na 51ª posição.

No mountain bike, Jaqueline Mourão chegou em 19º lugar no feminino e Rubens Donizete foi o 21º colocado.
RESULTADOS DA MODALIDADE
LEIA MAIS DA MODALIDADE
AS NOTÍCIAS DO CICLISMO

Nas Olimpíadas, o Brasil esteve presente somente nas provas de estrada e mountain bike. Murilo Fischer alcançou seu objetivo e obteve o melhor resultado do país na estrada, ao terminar a prova em 20º lugar. Outro brasileiro na prova, Luciano Pagliarini teve problemas às vésperas da competição com dores causadas por uma pedra no rim. Como o selim adaptado, pedalou todos os 245 km do percurso, terminando em 90º.

O vencedor foi o espanhol Samuel Sanchez, no masculino, e Nicole Cooke, no feminino. A prova das mulheres foi realizada debaixo de muita chuva, o que atrapalhou a brasileira Clemilda Fernandes, que quase se envolveu em um acidente e terminou na 51ª posição.

Da estrada para a pista, o Reino Unido dominou as provas realizadas dentro do Velódromo Laoshan, conquistando sete medalhas de ouro. O destaque da equipe britânica foi Chris Hoy. Campeão em Atenas-2004 no 1 km contra o relógio, o ciclista levou três ouros em Pequim (sprint, keirin e sprint por equipes).

No mountain bike, vitórias de ponta a ponta tanto no masculino quanto no feminino deram a vitória à alemã Sabine Spitz e ao francês Julien Absalon, que conquistou seu segundo ouro olímpico. Os brasileiros não foram tão bem, terminando em 19º lugar no feminino, com Jaqueline Mourão e 21º no masculino, com Rubens Donizete.

A nota triste do ciclismo olímpico foi a revelação do primeiro caso de doping nos Jogos. A curiosa notícia de que a espanhola Maria Isabel Moreno abandonara as Olimpíadas nos primeiros dias do evento devido a uma crise de ansiedade logo se revelou uma farsa. Maribel, como é conhecida na Espanha, foi pega em um exame antidoping realizado na Vila Olímpica pouco antes do início dos Jogos.

Compartilhe: