AS EMBARCAÇÕES
    CANOA CANADENSE

    A canoa canadense é um barco aberto, guiado por competidores apoiados em um joelho com remos que têm lâmina em apenas um lado.

    C-1 – canoa individual

    Comprimento máximo: 5,20 m. Peso mínimo: 16 kg

    C-2 – canoa de duplas

    Comprimento máximo: 6,50 m. Peso mínimo: 20 kg

    CAIAQUE

    Os caiaques são barcos fechados por um deque, com uma abertura (duas ou quatro, no caso de provas em equipe) para o assento do atleta. São guiados por competidores sentados com remos de lâminas nas duas pontas.

    K-1 – caiaque individual

    Comprimento máximo: 5,20 m. Peso mínimo: 12 kg

    K-2 – caiaque de duplas

    Comprimento máximo: 6,50 m. Peso mínimo: 18 kg

    K-4 - Caiaque para quatro pessoas

    Comprimento máximo: 11 m. Peso mínimo: 30 kg .

  • A canoagem é disputada em dois tipos de barcos, canoa ou caiaque, em ambientes diferentes (águas calmas para a canoagem de velocidade e águas turbulentas para o slalom). As competições são disputadas por homens e mulheres em embarcações feitas de fibra de carbono, embora existam também canoas de madeira. O barco termina a prova quando sua proa cruza a linha de chegada com todos os membros da tripulação.
  • Nas competições de velocidade, os barcos, conduzidos por uma, duas ou quatro pessoas, são separados por raias, e têm que percorrer distâncias de 500 m e 1 000 m. Quando o número de barcos é grande, são realizadas provas classificatórias antes das finais. A prova de velocidade é uma corrida simples, na qual o barco que cruzar em primeiro lugar a linha de chegada é o vencedor. Como no remo, as embarcações não podem queimar a largada. Quem o fizer por duas vezes é desclassificado.
  • Outra regra diz respeito à manutenção de cinco metros entre um barco e outro. O objetivo é impedir que uma embarcação jogue água ou danifique alguma outra. Além disso, todos os dispositivos eletro-eletrônicos são proibidos num barco durante a competição.
  • As provas de velocidade são divididas pelo tipo de barco: K-1 (caiaque para uma pessoa), K-2 (caiaque para duas pessoas) e K-4 (caiaque para quatro pessoas), com a mesma denominação utilizada na canoa: C-1, C-2 e C-4. Nas canoas, os atletas competem com os joelhos dobrados, manuseando remos de uma só pá, com comprimento que varia de acordo com a altura do canoísta. Já nos caiaques, que são fechados, o atleta fica sentado, utilizando remos de fibra de vidro que medem cerca de 3,25 m.
  • No slalom, canoas e caiaques têm de passar obrigatoriamente por trechos demarcados ("portas") em um percurso de 300 metros, no menor tempo possível. As provas têm de 20 a 25 portas, que podem ter listras vermelhas ou verdes. A diferença de cores é importante porque os obstáculos listrados de verde devem ser ultrapassados no sentido da corrente e os de vermelho, no sentido contrário.
  • Os competidores usam capacete e colete e largam com um intervalo de dois minutos e meio entre um e outro. As punições variam de acordo com a penalidade. Esquecer-se de passar um portão pode custar 50 segundos. No final, são somados os tempos e as penalidades, e vence a menor pontuação. As classes nessa modalidade são K-1, C-1 e C-2, única categoria na slalom em que um barco leva dois ocupantes.