Disputa proa a proa

Desde que a canoagem foi incluída nas Olimpíadas, em Berlim-1936, não houve uma final tão dramática como a de Seul, em 1988. Além da disputa na água, o resultado oficial teve de ser declarado fora dela. Primeiramente, o australiano Grant Davies foi anunciado como campeão da categoria K-1 1.000 m de velocidade. No entanto, 11 minutos depois, os organizadores anunciaram que após a análise fotográfica, Davies ficara, na verdade, com a prata, por cinco milésimos de segundo. O ouro foi para o norte-americano Greg Barton.

Tiro pela culatra

A canoagem estreou na Olimpíada em Berlim-1936. Para a edição seguinte na Alemanha, em Munique-1972, a modalidade slalom fez sua estréia, como esporte de exibição. Os alemães ocidentais investiram US$ 4 milhões para construir um rio artificial com corredeiras e obstáculos em Augsburn, só para ganhar as medalhas. Porém, um ano antes da competição, os alemães orientais visitaram o local, estudaram as instalações e construíram uma réplica do outro lado do Muro de Berlim. E tiraram a vitória de seus vizinhos.

Na onda do caiaque

Existem outras modalidades praticadas com os mesmos equipamentos da canoagem. Quando se fala em caiaque surfe, a referência é à canoagem em onda. Neste esporte, em vez de usar um prancha, o atleta surfa dentro de um caiaque desenvolvido especialmente para este objetivo. Já na classe waveski a prancha é feita sob medida para cada atleta, que fica em cima, e não dentro da embarcação. Outra variação surgiu há 30 anos, na Inglaterra, e foi chamada de caiaque pólo. Como no futebol, O objetivo é fazer mais gols que o rival.

VOCÊ SABIA?
  • O veterano Sebastian Cuattrin quase foi afastado das seletivas para dar lugar a novos esportistas brasileiros no Pan de Santo Domingo. A idéia não vingou e ele ganhou três medalhas de prata, das onze que coleciona no total da competição. Para Pequim, o argentino naturalizado brasileiro não conseguiu vaga.
  • Para os Jogos Pan-Americanos, ao contrário do que figura normalmente no programa oficial das Olimpíadas, é disputada apenas a modalidade velocidade, deixando-se de lado as provas de slalom.
  • A maior vencedora na canoagem olímpica é a alemã Birgit Fischer, com 12 medalhas (oito ouros e quatro pratas) entre os jogos de 1980 e 2004. Ela começou sua trajetória em Moscou-1980 e mesmo ausente da edição de Los Angeles-1984 devido ao boicote soviético, chegou ao recorde de medalhas.
  • Medalha de ouro nos Jogos de Barcelona-1992 e de prata em Atlanta-1996, o tcheco Lukas Pollert precisou vender as medalhas que conquistou na canoagem após passar por dificuldades financeiras.