• As luvas de combates, deverão ser nas cores azul e vermelha. A superfície regulamentar para os golpes deverá ser de cor branca. Os capacetes são da mesma cor do canto em que o boxeador for atendido. Os atletas não podem utilizar as próprias luvas ou capacetes, mas usarão os materiais cedidos pela Liga, federação ou entidade que promover o evento.
  • CATEGORIAS DO BOXE
    Masculino
    Mosca ligeiroaté 48 kg
    Moscaaté 51 kg
    Galoaté 54 kg
    Penaaté 57 kg
    Leveaté 60 kg
    Meio-médio ligeiroaté 64 kg
    Meio-médioaté 69 kg
    Médioaté 75 kg
    Meio-pesadoaté 81 kg
    Pesadoaté 91 kg
    Super-pesadoacima de 91 kg
  • O competidor é obrigado a usar bandagem (atadura) nas mãos, sendo que essa pode ter no máximo 5 cm de largura. Não é permitido usar mais de uma bandagem em cada mão ou colocar qualquer substância nas mesmas. O árbitro examina as bandagens antes da luta e desclassifica o atleta que apresentar qualquer irregularidade.
  • O uso do protetor bucal é obrigatório durante todo o assalto. Se o protetor cair três vezes, será descontado um ponto do boxeador, na quarta vez, mais um ponto e na quinta vez, será desclassificado pelo terceiro desconto de pontos.
  • Os boxeadores se cumprimentarão antes do inicio do combate e depois de anunciado o resultado do combate.
  • É obrigatória a pesagem dos boxeadores, feita a corpo nu ou de sunga, em balança preferencialmente eletrônica. Nos combates de torneios e campeonatos, a pesagem será diária.

  • O árbitro tem o poder de:
  • Terminar um combate a qualquer momento se considerar a luta desigual, quando um boxeador não puder continuar, ou se entender que há desinteresse no combate. Neste caso, ele poderá aplicar a pena de desclassificação aos dois boxeadores;
  • Advertir o boxeador ou interromper o combate para adverti-lo em razão de faltas ou advertências;
  • Desclassificar o boxeador que desobedecer a suas determinações ou dirigir-se a ele de forma agressiva;

  • Queda (Knock-Down) (KD):
  • Um boxeador é considerado caído se ele tocar o tablado com qualquer parte do corpo que não sejam seus pés, ou se, na avaliação do árbitro, o boxeador estiver abalado devido aos golpes que recebeu, mesmo que esteja em pé, ou se um lutador for arremessado para fora do ringue por golpe legal.
  • No seguinte após um golpe, o árbitro iniciará uma contagem protetora de 8 segundos. Após o início da contagem, o boxeador que aplicou o golpe deverá dirigir-se ao córner neutro mais distante. Se o adversário não estiver em condições de prosseguir, o árbitro encerrará o combate, determinando RSC ou se o árbitro entender que o adversário recebeu muitos golpes na cabeça, determinará o fim da luta por RSC-H. Caso o boxeador esteja caído no tablado, a contagem prosseguirá até 10, consumando o nocaute (KO).
  • A contagem será feita em voz alta e, a cada segundo, o árbitro mostrará ao boxeador nocauteado o número correspondente aos segundos, com os dedos das mãos. Se o árbitro entender que o atleta recebeu um golpe mais forte, mesmo estando de pé, deverá abrir uma contagem protetora para o boxeador atingido. O operador do computador registrará no sistema de controle do combate, “KD” para o boxeador que sofreu a contagem protetora, ou “KD-H”, se o golpe que provocou a queda foi na cabeça.
  • O computador registrará o golpe como válido quando pelo menos três dos cinco juízes apertarem os botões da mesma cor numa diferença máxima de um segundo. Quando a diferença for maior do que um segundo, ficará registrado o golpe aplicado para efeito de análise do departamento de árbitros.

  • a. O computador indicará como vencedor do combate por pontos aquele que obtiver o maior número de pontos.

    b. Se a diferença de pontos registrados chegar a 20 até o terceiro round, o Diretor Técnico interromperá o combate, decretando RSC-OS.

    c. Em caso de empate, o sistema define o vencedor, considerando os golpes coincidentes, e descartando o maior e o menor número de pontos.

    d. Se o empate persistir, o Diretor Técnico levantará uma plaqueta branca e os juízes apertarão o botão correspondente ao boxeador que se apresentou melhor, a partir dos conceitos de ataque, defesa, técnica e eficiência.
  • O árbitro iniciará uma contagem protetora quando um boxeador não sair de seu córner depois de soar o gongo para o reinício do combate.
  • Se os pugilistas caírem ao mesmo tempo, a contagem será continuada enquanto um deles estiver caído. Se ambos continuarem caídos até “dez”, a decisão do combate será por pontos, considerando a pontuação registrada até o momento da queda.
  • Quando um boxeador sofrer 3 contagens protetoras no mesmo assalto ou 4 contagens no combate, perderá por RSC/RSC-H (exceto a contagem protetora por falta).
  • Se um boxeador sofrer uma queda e cair fora do ringue, ele terá 10 segundos para retornar ao ringue sem qualquer auxílio sob risco de desclassificação.
  • O árbitro indicará o vencedor levantando seu braço após o anúncio oficial.

  • Rounds
  • São quatro rounds de dois minutos cada. As pausas são para contestar advertências ou pôr equipamentos em ordem. Um minuto será dado nos intervalos entre os rounds. Não há acréscimos.

  • Faltas
  • Advertências, precauções, eliminação. O competidor que não obedecer as instruções do árbitro do combate ou cometer faltas pode ser avisado, punido ou eliminado pelo árbitro. Se o árbitro tiver a intenção de alertar o atleta, a luta será paralisada, e ele apontará a infração a ele e aos cinco juízes. O árbitro adverte uma vez falta, como segurar o adversário. Somente três advertências podem ser dadas a um combatente em uma luta. Na terceira ocorrência, o infrator será desclassificado automaticamente.

  • Os segundos
  • O competidor só poderá ir ao ringue com até dois acompanhantes, os "segundos", que também precisarão estar uniformizados. Somente um deles, no entanto, poderá auxiliá-lo dentro do ringue. Durante o intervalo, o segundo não pode tirar as luvas ou o capacete de seu pugilista. Também não são permitidas instruções ou instigações a um boxeador por seus segundos ou assistentes no desenvolvimento dos rounds. Se o segundo infringir a regra, o atleta será desclassificado. Enquanto estiverem no córner, os segundos devem manter em mãos a toalha e a esponja do pugilista.
  • Se provocar uma contagem, o atleta deve deslocar-se imediatamente ao córner ou canto neutro mais longe do adversário, e só então o árbitro dará início à contagem.
  • Nos intervalos entre os rounds, os competidores têm de ficar frente a frente, em seus respectivos corners. Se um técnico entender que seu atleta foi prejudicado, ele poderá fazer um protesto por escrito e encaminhá-lo ao diretor de combates da competição. Em caso de campeonatos, há prazo para recursos e apreciação/julgamento.

  • Jurados
  • Cada competição deve ter cinco jurados da Aiba, que acompanharão o combate afastados do público, posicionados em cadeiras em diferentes lados do ringue.
  • Em caso de empate, os jurados devem se reunir e decidir qual dos pugilistas foi mais combatente