Desorganização

A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), atrapalhou os planos do pugilista Éder Jofre, um dos dois atletas brasileiros do boxe em Melbourne-1956, que tinha grande chances de medalha olímpica. Jofre foi obrigado a treinar com um lutador bem maior, pois não tinha um atleta de sua categoria, e teve como consequência a quebra de seu nariz. Por esse motivo, o atleta lutou sem muitas condições, tendo que respirar pela boca, assim culminou na sua derrota, em sua segunda luta, diante o argentino Cláudio Barrientos.

Xadrez ou Boxe?

Antigamente as regras do boxe eram bem diferentes das atuais. Não havia rounds determinados, e o combate só acabava por nocaute ou desistência de um dos participantes. O confronto mais longo que se tem registro aconteceu em Nova Orleans, nos Estado Unidos. Andy Bower e Jack Burke foram os protagonistas. A luta só foi parar às 4h30min da manhã, após 7h19min de combate, e 110 rounds. O resultado foi de empate, pois ambos os competidores ficaram exaustos e os juízes interromperam a disputa.

Recorde imbatível

Nos Jogos de Londres-1908, o britânico Richard Gunn ganhou o ouro na categoria pena aos 37 anos. Gunn era tão superior, que toda vez que ele se inscrevia para um torneio os demais se retiravam. A Federação Britânica chegou a solicitar que o pugilista parasse de competir. Gunn até hoje é o campeão olímpico de boxe mais velho de todos os tempos. Recorde que jamais poderá ser batido: atualmente, o regulamento olímpico proíbe a participação de competidores com mais de 34 anos.

VOCÊ SABIA?
  • Diferentemente do que muitos pensam, Muhammad Ali não ganhou a medalha de ouro, categoria peso pesado, nos Jogos Olímpicos de 1960. Na época, Cassius Clay, como era ainda seu nome, pesava menos e disputou os Jogos como meio-pesado, ganhando nesta categoria a medalha de ouro. Ali só tornou-se peso pesado após sua profissionalização.
  • Desde os Jogos Olímpicos de Saint Louis-1904, nos Estados Unidos, houve diversas mudanças quanto às categorias dos pugilistas. No primeiro ano, eram sete tipos de categoria. Elas passaram a ser apenas cinco, mas depois passaram a ser 12. A partir de Atenas-2004, o número foi alterado para 11.
  • O norte-americano Edward Eagan é o único no mundo a ganhar um título olímpico nos Jogos de Verão e outro nos de Inverno. Em 1920, ele ficou com a medalha de ouro no boxe, categoria meio-pesado. Em 1932, nos Jogos de Inverno de Lake Placid, conquistou seu segundo ouro olímpico, como integrante da equipe na prova de bobslead.
  • Peso: Até 1936, a pesagem oficial era medida em libra, sendo a partir de 1948 calculada em quilogramas. Round: O maior número de nocautes consecutivos pertence a Lamar Clark. No final da década de 50/início de 60, o pugilista conseguiu derrubar 44 adversários.