O beisebol é jogado entre dois times com nove atletas cada um, em um campo com formato de diamante. Há um revezamento entre os jogadores dos dois times: enquanto uma equipe ataca, a outra defende.

Cada jogador ocupa posições pré-determinadas em campo e o jogo tem nove innings, ou entradas. Cada inning é composto de duas partes. Na primeira, um time ataca com seus rebatedores até que três deles sejam eliminados (out). Começa então a segunda parte do inning: o time que estava atacando vai para a defesa, e a equipe que conseguiu eliminar três rebatedores parte para o ataque. Quando esse último time tem três rebatedores eliminados também, acaba o inning.

O objetivo do jogo é bastante simples: marcar pontos, ou corridas. O time que está atacando faz um ponto quando um jogador consegue completar uma volta em sentido anti-horário passando pelas quatro bases (que formam um quadrado perfeito e ficam a 27,3 m de distância uma da outra). O time com mais pontos é declarado vencedor.

  • A bola é feita de borracha ou cortiça enrolada em um fio, forrada com duas tiras de couro branco. Ela pesa entre 156 e 163 gramas, e dura, nos jogos profissionais, em média apenas sete arremessos. Já o bastão, em formato cilíndrico, é fabricado em madeira ou alumínio e pesa entre 850 gramas e 1 quilo. O tamanho também é variável, podendo chegar até a 1 metro. O material básico dos atletas também contém um capacete e luvas de couro (o jogador da primeira base e o catcher têm luvas com tamanhos e formatos diferentes).
  • Ataque: Apenas um rebatedor de cada vez ataca por seu time. O técnico é quem define a ordem dos rebatedores, que vai do primeiro ao nono, sucessivamente na mesma ordem. Ou seja, depois do nono rebatedor quem se posiciona para atacar é o primeiro rebatedor, reiniciando a lista. Caso um jogador reserva seja colocado para rebater no lugar de outro atleta, ele é chamado pinch hitter.
  • O rebatedor se posiciona próximo à base principal (home plate) para tentar acertar a bola do arremessador. Atrás do rebatedor, ficam o receptor (catcher) e o juiz principal, que define se as bolas do arremessador foram "boas" para rebatida (strike) ou "ruins" (ball). Três strikes (ver glossário) eliminam o rebatedor e quatro balls levam o mesmo à conquista da primeira base. No momento em que acerta a bola na área de jogo do campo e consegue, correndo, alcançar a primeira base, o jogador de ataque passa a ser um corredor (runner). Se a rebatida for forte, ele pode continuar correndo, sempre em sentido anti-horário, e conquistar quantas bases ele conseguir.
  • Se a rebatida, sem pingar, sair da área de jogo, o rebatedor consegue um home run, que consiste em dar uma volta inteira pelas bases e anotar um ponto. Em caso de home run, os outros corredores também são impulsionados automaticamente para a última base, marcando corridas. A outra forma do rebatedor conquistar a primeira base é quando o mesmo rebate na direção de algum jogador de defesa e este, por sua vez, comete um erro e não consegue jogar a bola para o primeira base para eliminar o jogador de ataque. Caso o rebatedor seja acertado pelo arremesso do pitcher (hit by pitch), ele também conquista a primeira base.
  • Na defesa, além dos três strikes do arremessador, o time de defesa pode eliminar um rebatedor de outras formas: um defensor captura a bola sem a mesma ter tocado o chão, ou defesa intercepta a rebatida e consegue que a bola chegue ao jogador da primeira base (que fica com os pés fixos na mesma) antes que o corredor pise nela, ou quando algum jogador de defesa tocar a luva com a bola num jogador de ataque antes que o mesmo alcance uma base. É possível eliminar dois (double play) ou até mesmo três (triple play) corredores na mesma jogada.
  • Não há limite para substituições de jogadores, mas um jogador que saiu de uma partida de beisebol não pode voltar a atuar no mesmo jogo.