Turbinado

O ex-recordista de home runs em uma única temporada da MLB Mark "Big Mac" McGwire já representou os EUA em uma Olimpíada. McGwire, que bateu o recorde histórico no ano de 1998 (quando conseguiu 70 rebatidas), defendeu seu país em Seul-1988, quando o esporte ainda era exibição e não contava para o quadro de medalhas. Em 2001, a marca de McGwire foi superada por Barry Bonds, que marcou 73 home runs.

Mensagem

O índio norte-americano Jim Thorpe levou a medalha de ouro no decatlo, no pentatlo e foi o principal responsável por levar o seu país à vitória do beisebol, como esporte-exibição, na Olimpíada de Estocolmo-1912. Após a consagração, Thorpe tornou-se o primeiro atleta da história a perder a medalha por exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI) - que na época só admitia amadores - por ter alegado que recebia uma ajuda de US$ 30 mensais para jogar.

Tão diferente

As primeiras partidas de beisebol do Brasil foram realizadas em meados do século 19 entre os funcionários da Light, da Companhia Telefônica, do consulado dos EUA e do Frigorífico Armour, que trouxeram equipamentos dos Estados Unidos. Um dos palcos prediletos dos norte-americanos para a prática do esporte era o local onde hoje está instalado o estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras, o Parque Antarctica.

VOCÊ SABIA?
  • O beisebol é tão importante nos EUA que existe até uma enciclopédia só sobre o esporte. Nela é possível encontrar verbetes como "ruthian", que significa "do tamanho de um mamute", referente ao lendário jogador Babe Ruth, que tornou-se um dos maiores ídolos do New York Yankees nos anos 20 e 30.
  • Em 2007, o governo dos EUA divulgou o resultado de uma investigação sobre uso de doping na MLB. Dezenas de jogadores, incluindo estrelas como Barry Bonds e Roger Clemens, tiveram seus nomes citados no dossiê como suspeitos de usar e até traficar substâncias proibidas.
  • No Pan de São Paulo-1963, o beisebol concentrou a tensão entre Estados Unidos e Cuba no primeiro encontro esportivo entre os dois país após uma grave crise política. A torcida brasileira logo se decidiu pró-Cuba. Como o esporte não era muito famoso no Brasil, os torcedores tinham que ser avisados dos pontos antes de comemorar a favor dos cubanos
  • Fidel Castro foi rebatedor em seus tempos universitários; no poder, pensou em tentar alçar o futebol à condição de preferência nacional em iniciativa que não deu muito certo. Aceitou o beisebol, então, mas acabou com as ligas profissionais na ilha.