Folha Imagem

Brasil: sem participações

O badminton nasceu no Brasil como esporte de competição em meados dos anos 80. Imigrantes chineses, belgas, ingleses, indianos, canadenses, mexicanos, indonésios e norte-americanos praticavam o esporte em clubes como a Associação Chinesa, Clube Internacional de Badminton de Campinas e São Paulo Atlético Clube.

A modalidade passou a ser praticada de forma organizada em 1984. A iniciativa de organizar o torneio partiu dos portugueses Luís Manuel da Fonseca Barreto e Eduardo São Simão, e os indonésios Bujung Witarsa e Ong Sioe Cking. Juntos, criaram a Associação Paulista de Badminton, a primeira entidade reconhecida pela Federação Internacional.

Neste mesmo ano foi organizada a primeira Taça São Paulo de badminton, com o apoio do governo que apontou os primeiros campeões oficiais de badminton no Brasil. Em 1984 mesmo, uma representação brasileira tomou parte do 1º Campeonato Sul-Americano. Em 1985, o Brasil venceu o 2º Campeonato Sul-Americano, em Buenos Aires.

Dois anos depois, o país participou pela primeira vez de um campeonato Pan-Americano da modalidade, realizado em Lima, no Peru, e em 1988 foi fundada a Federação Paulista de badminton, tendo como fundadores a Associação Esportiva Dragão, a Hebraica e o São Paulo Futebol Clube.

Anos depois, em 1993, foi fundada a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), que contou com o apoio da Federação Catarinense, da Federação Paulista e da Federação de Badminton de Brasília.

Em 1995, o badminton brasileiro participou pela primeira vez do Campeonato Mundial de equipes mistas - a Surdiman Cup. Em termos de Olimpíadas, o Brasil nunca conseguiu vaga para participar das competições masculinas, femininas ou de duplas mistas.

A única glória nacional em eventos multiesportivos foi nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, quando a dupla Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo obteve uma inédita e histórica medalha de bronze. Porém, os dois fracassaram na tentativa de ir a Pequim.