UOL Olimpíadas 2008 Guia da China
 

Sedes

Bocog/Divulgação

Tianjin é o maior pólo industrial do norte da China, e sua arquitetura tem traços ocidentais

Tianjin

Tianjin foi palco da vitória mais acirrada da seleção feminina de futebol de Marta em sua trajetória na Copa do Mundo, no ano passado, por 3 a 2 frente à Austrália pelas quartas-de-final. A equipe brasileira, porém, perdeu a final para a Alemanha por 2 a 0 e levou sua primeira prata no torneio.

Quarta maior cidade da China e um dos maiores centros industriais do país, com cerca de 10 milhões de habitantes, Tianjin também é alvo de críticas devido ao alto índice de poluição atmosférica da cidade, que terá fábricas fechadas durante a competição. Tianjin também possui seu próprio aeroporto internacional.

"Porta de entrada" de Pequim

Maior pólo industrial da região norte da China, e a 80 km da capital, Tianjin é conhecida como a porta de entrada para a capital, pela grande capacidade do porto de Tianjin, na baía de Bohai, que recebe embarcações de mais de 150 países.

No início do século passado, o status de cidade portuária de Tianjin a fez desenvolver rapidamente e tornar-se uma das metrópolis mais modernas da China. Com a economia bem estabelecida, a educação também ganhou destaque em Tianjin. Entre suas principais instituições estão a Universidade de Nankai.

Ex-capital da província de Hebei, Tianjin é a quarta maior cidade da China. Um dos maiores atrativos de Tianjin é arquitetura ligada a seu passado como posto comercial estrangeiro. As antigas potências, lideradas por Grã-Bretanha, França, Alemanha, Áustria, Hungria, Itália e Rússia, construíram escolas, bancos e igrejas. Ao norte da cidade está a rua da Cultura Antiga, recriação de uma velha rua chinesa. Tianjin tem dois grandes templos; o Tianhou, dedicado à deusa do mar, e o Templo de Confúcio, que foi totalmente restaurado em 1993 após a destruição durante a Revolução Cultural.