UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei de praia

Juliana

Santista jogou com Taiana, Thati e Jaqueline Silva, antes de se acertar com Larissa e formar uma das melhores parcerias do mundo

Data de nascimento
22/07/1983
Local de nascimento
Santos (SP)
Residência
Fortaleza (CE)
Peso e altura
63 kg / 1,77 m
Prova
Feminina
Participação em Olimpíadas
Estreante

Juliana, que começou a jogar vôlei de praia para fugir das aulas de educação física do colégio, teve uma grande professora na modalidade. Uma das primeiras parceiras da atleta santista foi Jaqueline Silva, campeã olímpica em Atlanta-1996. As duas disputaram duas etapas do Circuito Mundial de 2003, mas ficaram longe do pódio.

Se a estréia internacional de Juliana foi marcada pela fama da parceira, a segunda temporada da atleta mostrou as qualidades da jogadora. Já ao lado de Larissa, a santista ganhou sua primeira etapa do Circuito Mundial, em Palma de Mallorca (na Espanha), terminando o circuito em quarto lugar.

Nas temporadas seguintes, entretanto, Juliana e Larissa acabaram com a hegemonia de Adriana Behar e Shelda e conquistaram o Circuito Mundial por três vezes. O ano de 2006 foi especialmente bom, com 12 pódios (sendo sete vitórias) em 13 etapas.

A parceria com Larissa começou a ser formada em 2002. As duas disputariam juntas o Mundial sub-21 na Itália, mas uma lesão impediu que a amiga participasse do torneio. Juliana jogou o Mundial ao lado de Taiana e acabou ficando com o título. Depois, foi a vez de a própria Juliana se machucar. Uma lesão no joelho esquerdo deixou a jogadora oito meses longe das areias, adiando mais uma vez a parceria com Larissa.

Quando voltou a atuar, Juliana fez novamente dupla com Taiana. Depois, jogou também com Thati antes de formar parceria com Jackie Silva. Apenas em 2004 é que finalmente conseguiu atuar ao lado de Larissa, com quem ganhou, além do tricampeonato do Circuito Mundial, três títulos brasileiros.

Individualmente, Juliana foi eleita a melhor jogadora do Circuito Brasileiro de 2005. No mesmo ano, ganhou o Rainha da Praia e o prêmio Brasil Olímpico entregue pelo COB. Em 2007, Juliana e Larissa montaram um centro de treinamento próprio, em Fortaleza. De forma incontestável, a dupla conquistou o ouro pan-americano no Rio de Janeiro, sem perder nenhum set.

A classificação para os Jogos de Pequim veio com o terceiro lugar no Grand Slam da Alemanha, em junho. "Nunca comemorei tanto um terceiro lugar. Alcançamos o nosso principal objetivo com muita garra, luta e dedicação. Agora temos que seguir trabalhando forte, pois teremos adversárias de alto nível pela frente", comentou Juliana após a conquista.

Uma semana depois, porém, a atleta sofreu uma contusão no joelho durante a etapa de Paris e chegou a ser descartada das Olimpíadas, já que sofreu ruptura no ligamento e uma operação a afastaria por, pelo menos, quatro meses. Porém, a santista optou pelo tratamento com fisioterapia, adotou uma joelheira especial no local e foi liberada pelos médicos para disputar sua primeira Olimpíada.