Pescadores-fantasma levantam suspeita de nova fraude contra o INSS | Podcas
- Código embed
- 2
-
Siga o UOL no Siga no
UOL Notícias
31/07/2025 05h20
A quantidade de pescadores registrados no Ministério da Pesca teve um salto abrupto, de 1,2 milhão no ano passado para quase 2 milhões em julho deste ano. Em boa parte dos casos, porém, há motivo para suspeitar da veracidade desses registros.
Reportagem do UOL mostrou que, em algumas cidades, há mais pescadores registrados e recebendo o seguro-defeso do INSS do que seria matematicamente possível.
Neste episódio do UOL Prime, José Roberto de Toledo conversa com a colunista Natália Portinari sobre como funciona esse benefício social, quem pode estar por trás das possíveis fraudes e o que o governo está fazendo a respeito do problema.
"Os presidentes das federações de pesca têm muita força no interior, porque controlam o seguro-defeso e conseguem se beneficiar politicamente disso", diz Natália.
Após a publicação da reportagem, o governo federal anunciou que faria uma auditoria para apurar as suspeitas de fraude no seguro-defeso.
O objetivo do benefício é proteger os pescadores no período do defeso ambiental, quando é proibido pescar determinadas culturas.
"Esse seguro existe desde 1991, representa hoje um valor relevante dos benefícios pagos pelo governo, de quase R$ 6 bilhões no ano passado Ele acaba sendo muito importante para a subsistência dessa população de pescadores artesanais", afirma Natália no podcast.
O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.
Código Embed
Copie o código embed: