UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

16/09/2008 - 13h23

Basquete e rúgbi em cadeira de rodas conhecem seus campeões

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Na manhã desta terça-feira ocorreram, em Pequim, as finais masculinas do rúgbi e basquete em cadeiras de rodas pelos Jogos Paraolímpicos. No primeiro, os Estados Unidos retomaram a hegemonia do esporte, com vitória na final sobre a Austrália. Mas os representantes da Oceania faturaram o ouro no basquete, batendo os atuais campeões canadenses.

O Canadá entrou na final do basquete como favorito, por ter conquistado o ouro em Atenas-2004. Porém, a Austrália surpreendeu e venceu a equilibrada partida por 72 a 60. O cestinha dos medalhistas de ouro foi Troy Sachs, com 19 pontos. Os perdedores tiveram em Patrick Anderson, com 22 tentos, seu maior pontuador. Na disputa do bronze, o Reino Unido ficou com a medalha ao bater os Estados Unidos por 85 a 77.

No rúgbi, após o fracasso em Atenas, a seleção norte-americana voltou a conquistar o ouro na modalidade paraolímpica após oito anos, ao vencer a Austrália por 53 a 44 na decisão. O bronze foi para o Canadá, que bateu o Reino Unido na decisão do terceiro lugar por 47 a 41.

Os Estados Unidos haviam levado a medalha de ouro em Atlanta-96 e Sidney-2000, mas perderam a hegemonia no esporte em 2004, na capital da Grécia, ao serem derrotados na semifinal e ficarem com o bronze na edição dos Jogos. Em Pequim, voltaram a ocupar o lugar mais alto do pódio.

Compartilhe: