UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

16/09/2008 - 11h53

Pistorius repete Lucas Prado e leva três ouros em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
O velocista sul-africano Oscar Pistorius, o Blade Runner como é conhecido devido às próteses nas duas pernas em formato de "J", realizou o mesmo feito do brasileiro Lucas Prado e conquistou, com a vitória nos 400 m da T44, três medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.

Ambos os atletas ficaram em primeiro lugar na prova dos 100m, 200 m e 400 m, mas Lucas na classe T11, para deficientes visuais, e Pistorius na T44, para amputados. Na final desta terça-feira no Ninho de Pássaro, o sul-africano não encontrou nenhuma dificuldade para bater mais um recorde mundial, com a marca de 47s49.

Assim como nas demais provas que disputa, Pistorius iniciou atrás dos demais oponentes, mas arrancou nos metros finais, cruzando a linha de chegada sem se preocupar com a perda do ouro. "Não me sentia tão bem esta noite, portanto me sinto extremamente feliz com a corrida. Foi a última corrida das Paraolimpíadas", disse o campeão. A segunda posição ficou com o norte-americano Jim Bob Bizzel, que levou a prata com a marca de 50s98.

Ian Jones, do Reino Unido, faturou a medalha de bronze, após marcar 51s68. Oscar Pistorius correu em Pequim em uma classe superior a sua. Todos os demais concorrentes do Blade Runner não tem apenas uma das pernas, enquanto ele é bi-amputado. Ainda assim, o africano levou ouro em todas as provas que disputou, inclusive com quebras de recordes. "Três medalhas de ouro e um recorde mundial é um sonho que se torneou realidade, é a competição mais memorável da minha vida. A multidão foi apaixonante", declarou ele.

Ele inclusive travou uma briga judicial para participar dos Jogos Olímpicos, e conquistou o direito de participar de uma eliminatória para a competição. Porém, Pistorius não obteve sua classificação para disputar no atletismo convencional. "Eu tenho o objetivo de competir os dois (Jogos Olímpicos e Paraolímpicos) em Londres. Vou trabalhar muito para isso", falou Pistorius, ainda com o sonho de disputar uma Olimpíada.

*Com agências internacionais

Compartilhe: