UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

16/09/2008 - 09h02

Lucas Prado ganha seu 3º ouro em Pequim e Brasil bate recorde

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Lucas Prado realizou seu principal objetivo de conquistar três medalhas douradas nos Jogos Paraolímpicos de Pequim ao vencer a prova dos 400 m rasos T11. Ele superou na decisão seu principal oponente, o angolano José Armando, ex-campeão da competição, que desta vez, na China, teve que se contentar com a prata. Com o feito, o Brasil supera Atenas-2004, com 15 medalhas de ouro na edição de 2008.

Para faturar mais um ouro no Ninho de Pássaro, o brasileiro Prado completou a prova em 50s27, contra os 50s44 do angolano Armando. Ainda assim, Lucas não conseguiu bater o recorde do rival africano, que permanece sendo de 50s03. "Estou muito cansado, mas muito feliz com o feito que realizei, melhorando as marcas do país de Atenas. Estou muito satisfeito com esta nova geração de atletas que representam o Brasil", afirmou o velocista nacional após a vitória ao canal Sportv.

Os metros finais foram bastante concorridos, com Armando assustando o brasileiro, mas sem força o suficiente para superá-lo. A medalha de bronze ficou com o ucraniano Oleksandr Ivaniukhin, com 50s82. O quarto e último colocado da final foi o também brasileiro Daniel Silva, que terminou com o tempo de 52s05.

Após superar o número total de medalhas conquistas nos Jogos de Atenas há quatro anos, até então a melhor campanha brasileira, o velocista Lucas Prado ajudou o país agora a passar a marca dos 14 ouros conquistados na Grécia. Em 2004, a campanha nacional teve saldo de 33 medalhas, com 14 douradas, 12 de prata e sete de bronze, qualificando-se em 14º lugar. Após mais esta vitória no atletismo, o Brasil computa 15 ouros, 13 pratas e 17 bronzes, na décima colocação geral do quadro de medalhas.

A grande evolução do país nos Jogos foi alcançada principalmente pelos ótimos resultados da natação em Pequim. Se na Grécia a modalidade trouxe 11 medalhas, sendo sete angariadas por Clodoaldo Silva, desta vez os atletas ganharam 19 nas piscinas do Cubo D'Água, nove delas conquistadas por Daniel Dias. Já o atletismo, caiu de produção. Em Atenas-2004 foram 16 no total, sendo cinco de ouro. Em 2008, foram 14 medalhas, com quatro douradas.

"Agradeço muito por tudo que conquistei, e principalmente pelo Brasil ter superado Atenas-2004", afirmou Lucas. Além do feito nacional, ele destacou ainda sua incrível marca individual. "Isto é uma superação pessoal. Foram três medalhas suadas, doloridas, sou o primeiro no atletismo a conquistar três de ouro, estou com muita dor nas pernas, mas muito feliz. Posso deitar hoje minha cabeça no travesseiro e falar que sou brasileiro com orgulho. É muito emocionante".

Após levar seu primeiro ouro em Pequim, na prova dos 100 m, Prado afirmou que seu principal objetivo era de conquistar três primeiros lugares, e foi o que aconteceu. "Está passando um filme agora na minha cabeça e enfim consegui alcançar meu objetivo. Não tenho nem muitas palavras para explicar o que eu estou sentindo", declarou o brasileiro ainda bastante cansado após a vitória no Ninho de Pássaro.

*Atualizada às 9h11

Compartilhe: