UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

15/09/2008 - 08h07

Daniel Dias luta, mas fica com a prata nos 50 m livre S5

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Acostumado a ganhar muitos ouros nestes Jogos Paraolímpicos de Pequim, o brasileiro Daniel Dias ficou com a medalha de prata na manhã desta segunda-feira, ao terminar apenas 56 centésimos atrás do vencedor da prova dos 50 m livre da categoria S5, o ucraniano Dmytro Kryzhanovskyy.

Na prova mais rápida da classe, um ritmo bastante forte imposto pelos nadadores, acabando definida apenas nos metros finais. O ouro de Kryzhanovskyy foi adquirido após 33s cravados, com Daniel marcando 33s56 para faturar a prata. "Estou muito feliz, foi muito difícil esta prova, e por pouco não consegui o ouro. Mas o ucraniano estava muito forte e mereceu ganhar", disse Dias ao canal Sportv.

Antigo campeão da prova, e ainda detentor dos recordes paraolímpico e mundial, o espanhol Sebastian Rodriguez terminou com a terceira colocação, com 33s78. "Eu falei antes da prova que para ele (Rodriguez) eu não perdia, e foi o que aconteceu", falou sorridente o nadador Daniel após o resultado final.

Clodoaldo Silva também participou da decisão dos 50 m livre na S5, sua nova classe após passar por uma reavaliação funcional, e terminou em sétimo lugar, com o tempo de 35s22.

Ainda nesta segunda-feira no Cubo D'Água, Daniel Dias volta a representar o Brasil, no revezamento 4 x 100 m medley 34 pontos. "Nas minhas principais provas eu consegui medalhar. Agora é me preparar para a prova do revezamento", disse o nadador, maior medalhista do país nesta competição paraolímpica.

Com oito medalhas, quatro de ouro, três de prata e uma de bronze, Dias marcou seu nome na história brasileira, e dos Jogos de Pequim. "Que bom, em minha primeira paraolimpíada já ser o maior medalhista brasileiro só me deixa muito feliz", falou o jovem de 20 anos, futura esperança nacional para as próximas Paraolimpíadas.

Farrenberg fica no quase

Se Daniel Dias trouxe mais uma medalha para o Brasil, na prova dos 50 m livre da S13, para atletas com deficiência visual, Carlos Farrenberg, o Carlão, ficou no quase. O nadador chegou a sete centésimos do terceiro colocado russo Andrey Strokin, e acabou de fora do pódio em Pequim.

A prova bastante equilibrada terminou com vitória de Oleksii Fednya, da Ucrânia, que superou o favorito grego Charalampos Taiganidis, que havia se classificado para a decisão dos Jogos com o novo recorde paraolímpico.

Farrenberg terminou com o tempo de 25s62, o melhor de sua carreira, mas faltou algo para coroar sua participação na Paraolimpíada. "Senti a falta da medalha, mas acho que o nível está muito forte. Mesmo nadando com meus melhores tempos, não consegui. Como desempenho pessoal foi excelente, mas a gente sempre quer levar uma medalhinha para casa, mas foi bom", analisou o brasileiro.

*Atualizada às 8h36

Compartilhe: