UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

14/09/2008 - 23h36

Em sua 1ª Paraolimpíada, Yohansson Nascimento é bronze no atletismo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em sua primeira Paraolimpíada, Yohansson Nascimento garantiu mais uma medalha para o Brasil no atletismo dos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Na classe T46 - para atletas amputados, ele conquistou a medalha de bronze na linha de chegada dos 100 m rasos. O australiano Heath Francis foi ouro, e Francis Kopaon, de Papua Nova-Guiné, prata.

Yohansson, na raia 7, não largou tão bem e chegou a estar na quinta posição. Mas nos últimos cinquenta metros da prova, o brasileiro conseguiu uma bela arrancada, assumiu a quarta posição e decidiu o terceiro posto com o chinês Xu Zhao literalmente na chegada.

A proximidade dos dois atletas na chegada foi tamanha que o terceiro lugar só foi decidido após os juízes consultarem o sistema, que apontou Yohansson dono da medalha de bronze por apenas um centésimo de segundo. E não foram apenas os dois velocistas que chegaram próximos. A diferença do vencedor Francis para o brasileiro foi de apenas dois décimos: 11s05 contra 11s25. Todos os onze competidores completaram a prova na casa dos 11 segundos.

Emocionado ao final da prova, Yohansson dedicou a medalha à família. "Eu dedico esta medalha à minha família, que me ajudou bastante antes dos Jogos", falou ao canal Sportv.

Medalha de bronze do Brasil no atletismo não é novidade nestes Jogos de Pequim. Só Odair Santos conquistou três vezes o terceiro lugar do pódio paraolímpico. Ádria Santos e Terezinha Guilhermino também já chegaram na terceira colocação nas provas de velocidade.

Modalidade que mais garantiu medalhas ao Brasil em Jogos Paraolímpicos, o atletismo ainda está atrás da natação no número de pódios alcançados na China: dez contra 15.

Compartilhe: