UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

09/09/2008 - 06h32

André Brasil bate recorde nos 100 m livre e vê prata de compatriota

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A natação continua a manter o Brasil entre os dez melhores países das Olimpíadas de Pequim. Na manhã desta terça-feira, uma dobradinha nos 100 m livre da categoria S10 garantiu mais duas medalhas ao país. André Brasil bateu o recorde mundial da prova, que já lhe pertencia, e ainda viu o compatriota Phelipe Rodrigues alcançar a medalha de prata. O canadense Benoit Huot completou o pódio.

Esta foi a segunda medalha de ouro de André Brasil. Na segunda-feira, ele venceu a prova dos 100 m peito. Na ocasião, o nadador também havia quebrado o recorde da prova. Nos 100 m livre, o brasileiro voltou a bater o próprio recorde e estabelecer a nova marca em 51s38. "Consegui minha melhor marca, que para mim foi surpreendente. Ainda estou eufórico com o que está acontecendo. Nem consegui dormir", disse o brasileiro ao canal Sportv.

Pelos tempos estabelecidos nas eliminatórias, o grande adversário de Brasil seria o canadense Benoit Huot. Porém, um outro brasileiro surpreendeu. Nos últimos metros, Phelipe Rodrigues passou Huot e garantiu a dobradinha para o Brasil. Ao final da prova, o brasileiro, que via em André Brasil um ídolo, ficou feliz por poder competir com o compatriota. "Eu falei que ia conseguir baixar minha marca e baixei. O André Brasil é um dos meus ídolos e meu único adversário agora", afirmou Rodrigues.

André Brasil havia vencido a terceira bateria da prova com a marca de 54s27, a melhor da classificação geral. Já Phelipe Rodrigues fez o segundo melhor tempo com 55s07 e também conseguiu a vaga. Com mais estes dois pódios, a natação do Brasil já soma cinco medalhas nas Paraolimpíadas de Pequim.

Compartilhe: