UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/09/2008 - 09h36

Comitê espera combater doping nas Paraolimpíadas de forma eficaz

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
Assim como nas Olimpíadas de Pequim, a organização dos Jogos Paraolímpicos espera combater de forma eficaz o doping entre os atletas com deficiência. O comitê Organizador dos Jogos (BOCOG) anunciou nesta sexta-feira que vai praticar cerca de 1100 testes antidoping durante a competição, que começa neste sábado.

Jewel Samad/AFP
Comitê organizador promete fiscalização e combate aos dopings nas Paraolimpíadas
CLODOALDO VAI COMPETIR NA S5
BANDEIRA DO BRASIL É HASTEADA
CICLISMO DÁ ESPERANÇA AO BRASIL
JORNALISTAS BATERÃO RECORDE
O número corresponde a quase o dobro de exames realizados nas Paraolimpíadas de Atenas-2004. Na Grécia, foram feitos 680 controles antidoping, 420 a menos que espera se fazer em Pequim-2008. Serão realizados exames de urina e de sangue nos atletas.

"Nós do comitê organizador damos uma importância grande ao controle antidoping. Vamos praticar 1100 testes durante os Jogos, o maior número da história do evento", disse o vice-presidente do BOCOG, Wang Wen, que espera que a competição se desenrole de uma forma limpa. "Queremos estar seguros que as Paraolimpíadas vão acontecer com jogos e atuações limpas".

Segundo o comitê, 480 pessoas estão trabalhando direta e indiretamente para as agências responsáveis pelos exames antidoping. Todos os testes serão feitos de acordo com as guias e os controles da Agência Mundial Antidoping.

Wang Wen espera pelo cumprimento das leis e pela obediência e bom senso dos atletas. "Creio que todo o nosso esforço não será em vão. Os jogos devem ocorrer de forma justa para todos", finalizou.

Compartilhe: