UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/09/2008 - 07h19

Como protesto, Clodoaldo abdica de provas nas quais "ganharia" medalhas

André Medeiros
Em São Paulo
Após obter o mesmo resultado no novo teste de classificação funcional, o nadador Clodoaldo Silva vai ter que disputar a categoria S5 nas Paraolimpíadas de Pequim. Como protesto, o atleta afirmou que vai abdicar das provas em que teria chances de conquistar medalhas.

Gaspar Nóbrega/CPB
Ganhador de seis ouros em Atenas-2004, Clodoaldo não deve repetir o feito este ano
COMITÊ MANTÉM DECISÃO DE CLASSE
BRASIL TEM BANDEIRA HASTEADA
TOCHA CHEGA A CIDADE DE PEQUIM
"Eu poderia muito bem nadar os 50 m e os 100 m livres e ganhar ouro, mas não vou fazer isso. Embora respeite o IPC (Comitê Paraolímpico Internacional), vou nadar os 50 m costas, que não tenho chances de medalha, como protesto", afirmou o brasileiro.

Ainda assim, ele explica que se possível, não nadaria nem mesmo os 50 m costas. "Só vou nadar os 50m costas porque preciso participar de uma prova individual para disputar o revezamento. Acho que não vou passar nem da fase eliminatória", disse Clodoaldo.

Apesar de chateado e "desmotivado", como o atleta revelou que se sente, Clodoaldo não abandona o espírito de equipe e diz que ajudará os companheiros no revezamento 4x50 m livre e medley. "A minha única motivação, talvez, é nadar o revezamento. Não deixei e nunca vou deixar meus companheiros na mão. Eu vou entrar na água por eles".

A decisão do IPC em fazer com que Clodoaldo dispute a categoria S5 nos Jogos Paraolímpicos de Pequim foi tomada nesta sexta-feira. O atleta passou por um novo teste de funcionalidade e não conseguiu regressar à classe em que ganhou seis medalhas de ouro nas Paraolimpíadas de Atenas-2004.

Compartilhe: