UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/09/2008 - 06h52

Comitê mantém decisão e é visto como amador por Clodoaldo

André Medeiros
Em São Paulo
O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) bem que tentou. Mas o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), após realizar um novo teste de classificação funcional nesta sexta-feira, se mostrou irredutível e decidiu manter o nadador Clodoaldo Silva na categoria S5.

Divulgação/CPB
Muito chateado com a manutenção do IPC, Clodoaldo terá que nadar na classe S5
SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE
BANDEIRA BRASILEIRA É HASTEADA
LEIA MAIS SOBRE AS PARAOLIMPÍADAS
Chateado, o brasileiro disse que já sabia que a organização não voltaria atrás na decisão de mudá-lo de categoria, e que enquanto a natação paraolímpica caminha ao profissionalismo, o IPC regride. "Eu já esperava essa decisão. O Brasil infelizmente não tem muita força política nesses momentos. Na Europa isso não acontece. Enquanto a natação paraolímpica se profissionaliza, o comitê internacional parece se tornar amador", desabafou Clodoaldo.

O CPB havia recorrido ao comitê internacional após ver seu melhor atleta paraolímpico ser obrigado a trocar de categoria nesta quinta-feira. O teste realizado pelo nadador havia apontado que ele deveria competir em uma categoria acima da qual nada atualmente - da S4 para a S5 (da qual fazem parte atletas com um nível de deficiência menor).

"A regra tem que mudar para todos, e não só para alguns. Perguntei aos membros do comitê na sala de exames se eu teria que passar por isso caso não fosse um vencedor. Eles me disseram que não, que iam esperar protestos para fazer o teste em outros atletas", afirmou o brasileiro.

Se sentindo prejudicado, Clodoaldo afirma passar pelo momento mais complicado da carreira. "É sem dúvida o momento mais difícil não só da minha carreira como da minha vida. Em oito anos, passei por quatro avaliações e não troquei de classe. Mas como me destaquei, melhorei a minha técnica, eles (IPC) resolveram acatar o protesto".

Com a decisão tomada pelo comitê, o nadador revelou que, apesar de amar o esporte, não sentirá prazer em competir em Pequim. "Eu sempre gostei e vou continuar gostando de nadar, mas o prazer em fazer isso, aqui em Pequim, eu não vou ter".

O primeiro exame pelo qual Clodoaldo passou em Pequim foi realizado devido ao atleta ter recebido um protesto no final do mês de junho de um país não revelado pelo IPC. O nadador chegou a cogitar não passar pelo exame, mas mudou de opinião por respeito aos seus companheiros como disse na ocasião, em entrevista ao canal Sportv. "Nunca deixei os meus companheiros na mão, e não vai ser agora que vou fazer isso".

Compartilhe: