UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/09/2008 - 12h59

Protesto do CPB é aceito, e Clodoaldo Silva passará por nova avaliação

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) aceitou o protesto apresentado pelo Comitê Brasileiro (CPB) e agendou um novo exame funcional para o nadador Clodoaldo Silva. A reavaliação acontecerá nesta sexta-feira, às 4h (horário de Brasília).

A decisão do CPB de recorrer partiu logo após a divulgação do resultado da primeira avaliação, realizada na noite da última quarta-feira (no horário brasileiro). O teste inicial determinou que Clodoaldo deveria mudar de categoria paraolímpica, passando a competir na S5, mais competitiva do que a S4, na qual o brasileiro nada atualmente.

"Estou lutando pelos meus direitos e, conseqüentemente, pelos direitos do Brasil. Melhoramos muito, toda a nossa equipe, e os meus resultados na S4 ajudarão bastante o país ficar bem colocado no quadro geral de medalhas", afirma Clodoaldo. "Não posso pagar porque chego na frente dos meus adversários. O alto rendimento é competitivo. A única coisa que mudou do Clodoaldo de Atenas para o de hoje foi a técnica".

Caso a decisão final do IPC seja pela mudança de classe, Clodoaldo Silva recorrerá à Corte Arbitral do Esporte (CAS). Ontem, em uma primeira manifestação junto à entidade, o nadador teve como resposta que o CAS não se sentia competente para julgar o caso. Se for necessário, ele avisa que retornará ao Comitê.

Detentor de seis medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos de Atenas, há quatro anos, o brasileiro foi notificado no último mês de junho para uma avaliação funcional baseada no protesto realizado por um país não divulgado pelo IPC.

Clodoaldo disse sentir-se perseguido e chegou a cogitar a possibilidade de não disputar os Jogos de Pequim. No início desta semana, porém, repensou sua decisão e aceitou passar pelo teste. Sua defesa, no entanto, alega que o exame é desnecessário, já que a paralisia cerebral que Clodoaldo possui não é progressiva, nem regressiva, ou seja, sua técnica pode mudar, mas sua deficiência permanece a mesma.

O resultado da nova avaliação deverá sair na própria sexta-feira. A cerimônia de abertura das Paraolimpíadas está agendada para sábado.

Compartilhe: