UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/09/2008 - 09h18

Substância proibida no cavalo de Pessoa está presente em pimenta

Da Folhapress
Em São Paulo
A nonivamida, detectada no exame antidoping de Rufus, cavalo de Rodrigo Pessoa, é um composto que integra o grupo dos capsainóides, presente em pimentas e também produzido de forma sintética.

Caren Firouz/Reuters
Rodrigo Pessoa compete nas Olimpíadas; doping de cavalo está presente na pimenta
RIO 2016: CABRAL MINIMIZA VIOLÊNCIA
LEIA MAIS SOBRE OLIMPÍADAS
É uma substância da mesma família do capsaicin, encontrado no teste de Chupa Chup, montaria do brasileiro Bernardo Alves, também flagrado na Olimpíada e eliminado da competição. O cavaleiro aguarda julgamento da Federação Eqüestre Internacional (FEI).

Além de ser usada na culinária, a nonivamida aparece na indústria farmacêutica e em produtos como spray de pimenta, já que é agente lacrimejante.

Como medicamento, é usado para alívio de dor e tem propriedade hipersensibilizante. É utilizado com aplicação local, geralmente nas extremidades do animal, em forma de creme ou gel.

Segundo a assessoria da Confederação Brasileira de Hipismo, cavaleiros já relataram que os produtos são vendidos em estandes até durante competições aprovadas pela FEI.

Com a exposição à substância, os nervos não transmitem a sensação de dor de forma eficaz.

A aplicação de capsainóides normalmente é feita por profissional que deve utilizar luvas e máscara. Também pode ser aplicado em forma de bandagem. Alguns tratadores de cavalos usam para massagens no animal.
Dependendo da intensidade da aplicação, no entanto, a substância pode até causar irritação na pele das montarias.

Compartilhe: