UOL Olimpíadas 2008 Notícias

29/08/2008 - 05h51

Phelps teve sorte para conquistar seus oito ouros, diz Sullivan

Das agências internacionais
Em Sydney (AUS)
As oito medalhas de ouro - com direito a sete recordes mundiais - conquistadas por Michael Phelps nos Jogos Olímpicos de Pequim não foram ganhas apenas com o talento do norte-americano. Pelo menos é o que diz Eamon Sullivan, duas vezes vice-campeão olímpico este ano, nos 100 m livres e 4 x 100 m medley.

Tim Wimborne/Reuters
Sullivan lamenta a sexta posição na final do 50 m livre. Nadador alfinetou Phelps
AMERICANO É O MAIOR DA HISTÓRIA
PHELPS: FOME DE CACHORRO QUENTE
FOTO EXPOSTA EM GALERIA DOS EUA
O australiano, que bateu o recorde do 100 m livre nas semifinais das Olimpíadas, mas amargou a segunda posição na final, afirmou que Phelps só bateu o recorde de Mark Spitz, que conquistara sete ouros em Munique-1972, devido ao erro dos seus rivais.

"Houve uma ajuda da sorte", disse Sullivan, citando, por exemplo, os 100 m borboleta. O norte-americano venceu apenas na última braçada, com uma vantagem de 0s01 para o sérvio Milorad Cavic, que chegou a protestar o resultado.

"Tudo se resume à chegada e Cavic tinha 50% de chance em dar mais uma braçada, ou apenas deslizar até o final", afirmou, explicando sua teoria. "Phelps resolveu dar uma braçada a mais, enquanto Cavic só deslizou. É claro que os braços (de Phelps) chegaram com muito mais velocidade para a batida. Ele tomou a decisão correta e os outros não. Mas se a decisão fosse outra, ele não teria essa sorte e poderia ter empatado ou até chegado em segundo."

Sullivan tratou logo de afirmar que seu discurso não é para desmerecer o campeão, que o bateu no revezamento 4 x 100 m medley. "Não estou dizendo que ele não mereceu. Ele fez tudo o que podia para conseguir todos esses ouros, mas, ao mesmo tempo, outros competidores tiveram pequenos erros que colaboraram para isso", explicou-se.

Com a vontade declarada de Phelps em nadar distâncias mais curtas, como o 50 m e o 100 m livre, Sullivan já espera para encarar o fenômeno nas competições, principalmente no Mundial de 2009. "É melhor que ele traga seu plano "A", porque nós da velocidade pertencemos a outro mundo e não vamos dar mole para ele", avisou o australiano, apenas sexto colocado na final olímpica dos 50 m. "Ele conquistou muita coisa, então não sobrou mais nada a ele a não ser ganhar provas en que nunca venceu antes."

Além de Sullivan, Phelps também terá de encarar César Cielo nas provas de velocidade. O brasileiro foi campeão olímpico nos 50 m livre e ficou com o bronze nos 100 m livre.

Compartilhe: