UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/08/2008 - 17h50

Esperança de medalhas, natação paraolímpica já treina em Macau

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira de natação paraolímpica já está em Macau, em preparação aos Jogos Paraolímpicos de Pequim. A cidade chinesa foi o local escolhido para aclimatação e treinos do país antes da estréia na competição.

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, a equipe de natação, que terá em Pequim 24 integrantes, treinou a prova de revezamento, onde o Brasil é forte candidato à conquista de medalhas. Daniel Dias e André Brasil são as principais referências desta modalidade. Juntos, os nadadores possuem seis recordes mundiais.

"Atualmente somos detentores do recorde mundial e da medalha de bronze. Estamos fazendo essa parte final de treinamento que é um polimento, aproveitamos para aumentar o entrosamento da equipe e analisarmos as melhores formações", disse o técnico da equipe Gustavo Abrantes.

Além das conquistas, Daniel e André tem em comum a trajetória que seguiram até se tornarem integrantes da seleção brasileira. Atuais recordistas mundiais, os atletas conheceram o esporte após acompanharem pela televisão os Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004.

Com seqüela de poliomielite na perna direita, André Brasil ingressou as piscinas logo aos seis meses de idade. Com nove anos começou a treinar e durante a adolescência foi atleta no esporte convencional. Em 2005 participou de sua primeira competição paraolímpica, e desde então não parou mais. Em Pequim, o nadador competirá em três provas que detém o recorde mundial.

Já Daniel Dias não era atleta, mas sempre gostou de esporte. Após se encantar pela natação paraolímpica nos Jogos de Atenas, iniciou os treinamentos. Passados dois meses aprendeu os quatro estilos de nado e, em 2006, começou a competir profissionalmente. Ele disputará sete provas em Pequim, com chance de chegar a 11, caso participe de todos os revezamentos.

Apesar de tantas provas, Dias se diz bastante entusiasmado com a competição. "Vai ser puxado, eu vou nadar cinco dias, mas vou ter dois de descanso que vai ser muito bom. Por enquanto eu prefiro pensar em cada dia. Estou muito animado para chegar logo na Vila e começar a competir".

Nos Jogos de Atenas-2004, a natação foi responsável por 50% das medalhas de ouro conquistadas pelo país. Atualmente a equipe brasileira paraolímpica está entre as cinco melhores do mundo. A delegação embarca para Pequim no próximo dia 30 de agosto, quando será aberta a Vila Paraolímpica.

Compartilhe: