UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/08/2008 - 14h12

Equipe de adestramento paraequestre embarca às Paraolimpíadas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A equipe brasileira de adestramento paraequestre embarca nesta quarta-feira rumo aos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008. Os atletas nacionais saem da cidade de Aachen, na Alemanha, até Hong Kong, sede das disputas de hipismo na competição.

As montarias, que estavam em quarentena, já viajaram nesta terça-feira. Pela primeira vez na história dos Jogos, o Brasil levará uma equipe completa. Os atletas Marcos Fernandes, Sérgio Froés, Elisa Melaranci e Davi Salazaar representarão o país. A estréia será no próximo dia 7 de setembro.

Os cavalos que serão utilizados no Centro Eqüestre de Sha Tin, em Hong Kong, foram alugados na França e estão sendo treinados pelo cavaleiro Nicolas Commange. Exceto o cavalo do Marcos Fernandes que é de propriedade do ginete. Também fazem parte do time verde e amarelo a técnica Marcela Pimentel e a diretora de Equitação Especial da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) Flávia Mello.

"Os cavaleiros treinaram muito bem neste período no Centro Eqüestre de Aachen. Este período de quarentena foi importante para eles se adaptarem aos novos animais que foram alugados. A equipe apresentou progressos e nós estamos muito otimistas", disse a diretora Flávia Mello.

A modalidade é dividida em cinco graus: Ia, Ib, II, III e IV. Os atletas passam por uma avaliação física e são classificados de acordo com a funcionalidade dos membros. Os mais comprometidos estão no grau I e os menos no grau IV. No grau Ia a reprise é só ao passo. No grau Ib a repetição é ao passo e ao trote, no grau II passo e trote, porém com um nível maior de dificuldade.

Já no grau III, passo, trote e galope e no grau IV passo, trote e galope mais difícil. O cavaleiro Sérgio Froés compete no grau Ia, Marcos Fernandes e Davi Salazaar estão no grau Ib e a amazona Elisa Melaranci no grau II. O esporte hípico paraequestre teve início no Brasil em 2004 e competiu nas Paraolimpíadas de Atenas. Marcos Fernandes Alves, o Joca, tornou-se o primeiro e único representante nacional do hipismo naquela edição.

Compartilhe: