UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/08/2008 - 05h30

Bernardinho minimiza ausência de Ricardinho e elogia Marcelinho

Lello Lopes
Em Pequim (China)
O assunto Ricardinho voltou à tona após a derrota do Brasil para os Estados Unidos na final do torneio masculino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Pequim. O técnico minimizou a ausência do jogador, cortado do grupo dois dias antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

"Seria hipocrisia ou pretensão da minha parte falar que um jogador como o Ricardo não faz falta. Claro que faz, mas existem outras coisas que são importantes. Será que a gente conseguiria chegar até aqui do jeito que as coisas estavam andando? As coisas estavam num momento que não dava mais. Alguém tem dúvida disso?", questionou Bernardinho.

Capitão da seleção brasileira, Ricardinho foi cortado logo após ter sido eleito o melhor jogador da Liga Mundial de 2007. O técnico Bernardinho afirmou que o motivo do desligamento do jogador foi um desgaste na relação.

Após a saída, Ricardinho disse ter se sentido 'traído' pelo grupo da seleção. Os jogadores se uniram e apoiaram a decisão de Bernardinho.

"Você não pode montar um trabalho em cima de individualidades. E, ao longo do tempo, esse grupo mostrou que era um grupo, antes de qualquer coisa. Então, se alguma coisa quebrou essa harmonia, contrariando aquilo que eu acreditava que fossem os princípios, não dava para continuar", disse Bernardinho.

Com a saída de Ricardinho, Marcelinho ganhou a chance de virar titular da seleção. E Bruno Rezende, filho de Bernardinho, ficou com uma vaga no grupo. Em Pequim, o técnico elogiou o desempenho de Marcelinho.

"Tenho que agradecer o Marcelinho. Ele suportou a pressão, levou o Brasil ao título da Copa do Mundo, do Pan-Americano que tínhamos perdido em 2003 com um time até mais completo. Ele fez o papel dele de maneira mais do que honrosa, muito positiva", disse o técnico.

Bernardinho também rebateu a crítica de que teria poupado Bruno nos momentos decisivos. "De forma alguma quis preservá-lo. Ele só entrou aqui em roubada. Poderia tê-lo deixado mais? Poderia. Mas poderia ter feito tantas coisas, certamente vou pensar nisso agora para lá na frente me tornar um treinador melhor."

Compartilhe: