UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/08/2008 - 02h46

Sem Ginobili, Scola e Delfino levam Argentina ao bronze

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Sem Ginobili, vetado por contusão no tornozelo esquerdo, a Argentina contou com a liderança de Luis Scola e Carlos Delfino, que fizeram juntos 36 pontos, para vencer a Lituânia por 87 a 75, neste domingo, e ficar com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Eric Gay/AP
Ginobili não pode jogar, mas apoiou os companheiros mesmo fora das quadras e...
Eric Gay/AP
Viu Scola dar conta do recado, marcar 16 pontos e ajudar a Argentina ao lado de...
Charlie Riedel/AP
Delfino, com 20 pontos, a conquistar a medalha de bronze nas Olimpíadas 2008
VEJA MAIS FOTOS DA PARTIDA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE BASQUETE
LEIA NOTÍCIAS EM TEMPO REAL
A Argentina não conseguiu passar pela forte equipe dos Estados Unidos na semifinal e deu adeus ao sonho de conquistar o bicampeonato olímpico. Em Atenas-2004, os sul-americanos haviam enfrentado o mesmo adversário e avançado à final do torneio.

Argentinos e lituanos fizeram um primeiro quarto equilibrado na Arena Wukesong, em Pequim. Com bom aproveitamento nos arremessos, a Argentina começou um pouco melhor e liderou o marcador nos minutos iniciais, mas a Lituânia logo equilibrou e chegou a virar o placar. Os sul-americanos, porém, contaram com a regularidade do ala Luis Scola, que marcou dez pontos só no primeiro quarto, para reassumir a vantagem e fechar em 24 a 21.

A Argentina voltou desatenta no segundo período e não demorou muito para a Lituânia virar novamente a partida. Assim como no primeiro quarto, a equipe européia não soube jogar com a vantagem e começou a desperdiçar muitos ataques. Os argentinos, então, usaram da maior arma lituana, as bolas de três, para voltar à frente e disparar no placar, abrindo doze pontos ao final do primeiro tempo: 46 a 34.

Sem conseguir acertar os arremessos da linha dos três pontos, a Lituânia viu a diferença só aumentar na segunda etapa. Com uma defesa bem postada, a Argentina conseguiu neutralizar os chutes de fora do adversário, além de sair rápido para os contra-ataques. A vantagem argentina que era de 12 pontos subiu para 19 no fim do terceiro quarto.

No último período, Rimantas Kaukenas tentou colocar os lituanos de volta no jogo. Em menos de três minutos, o ala fez seis pontos e ajudou a tirar a diferença para 11 pontos. Mas a Argentina tinha Carlos Delfino, destaque da partida ao lado de Scola com 20 pontos. Assim como no jogo contra a Grécia nas quartas-de-final, o ala/armador foi decisivo no último quarto da partida, anotando 8 pontos e garantindo os argentinos com o terceiro lugar do pódio.

Compartilhe: