UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/08/2008 - 00h21

Rússia atropela Itália e leva o bronze no vôlei masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Rússia era apontada por muitos como favorita ao ouro no vôlei masculino. A medalha de bronze, no entanto, terá de ser o suficiente para o time. Sem dar chance ao adversário, a equipe do ponta Maxim Mikhaylov aplicou sonoros 3 sets a 0 (25-22, 25-19, 25-23) na Itália e ficou com o terceiro lugar nas Olimpíadas de Pequim.

Alexander Joe/AFP
Rússia cometeu poucos erros na partida
Alexander Demianchuk/Reuters
E levou a medalha em pouco mais de 1h
Alexander Demianchuk/Reuters
Itália esteve abatida ao longo da decisão
MAIS FOTOS DA PARTIDA
VEJA A TABELA COMPLETA DO VÔLEI
CONFIRA A PÁGINA DA MODALIDADE
Com o resultado, a Rússia repete o desempenho dos últimos Jogos, quando também levou o bronze. Já a Itália fica sem uma medalha olímpica no vôlei masculino pela primeira vez em 12 anos: a equipe obteve a prata em Atlanta-96 e Atenas-04 e o bronze em Sydney-00.

O triunfo também coroa a ótima campanha russa no início da competição. A equipe apresentava rendimento impecável até o fim da primeira fase, com vitórias sem grandes dificuldades sobre Brasil e Sérvia por 3 sets a 1. Na última rodada, porém, a seleção caiu diante da Polônia, o que baixou o moral do time.

Não só a Rússia perdeu a liderança do Grupo B para a equipe de Bernardinho, como caiu de nível na fase decisiva. Mesmo com a vitória sobre a Bulgária nas quartas-de-final, o time custou a manter a forma diante dos Estados Unidos no jogo seguinte.

A Rússia ainda se recuperou das derrotas nos dois primeiros sets ao empatar o duelo em 2 a 2. Depois disso, ela não manteve a reação no tie-break, o que custou o revés na semifinal e a ida para a disputa do bronze.

Neste domingo, foi a vez de a Rússia se redimir de qualquer fracasso anterior. Soberana em quadra, a equipe sempre esteve à frente no placar e não encontrou problemas para derrotar uma abatida Itália, derrotada na outra semifinal pelo Brasil por 3 sets a 1.

Os medalhistas de bronze sofreram ameaça tão pequena, que obtiveram a vitória mais rápida entre todas as partidas da fase final em Pequim: em 1h13min.

Maior pontuador do jogo, com 20 bolas no chão, Mikhaylov liderou a Rússia à medalha. O time ainda mostrou boa variação nas jogadas e força no bloqueio, com nove pontos no fundamento. A Itália, por outro lado, cedeu muitos pontos por erro - 21 ao todo - e falhou nos momentos decisivos. Por isso, não foi páreo para os rivais.

Compartilhe: