UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 13h40

"Aquela bola finalmente caiu", diz José Roberto Guimarães

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Aliviado. Assim ficou o técnico José Roberto Guimarães após a partida contra os Estados Unidos, que deu ao Brasil a sua primeira medalha de ouro no vôlei feminino nos Jogos Olímpicos. O treinador pôde, enfim, enterrar um fantasma que o atormentava há quatro anos.

Mustafa Ozer/AFP
Após vitória, atletas jogam o treinador Zé Roberto Guimarães para o alto...
Mustafa Ozer/AFP
...jogadoras continuam a festa mesmo após a cerimônia da entrega das medalhas
BRASIL LEVA OURO SOBRE EUA
VEJA IMAGENS DA DECISÃO
VOCÊ ACREDITAVA NO OURO
BRASIL SE LIVRA DE RÓTULO
TODA TRAJETÓRIA EM PEQUIM
MANDE MENSAGENS DE APOIO
Em Atenas-2004, o Brasil esteve bem perto de chegar à final olímpica, mas perdeu a chance ao entregar para a Rússia um jogo que estava nas mãos. Agora, o time finalmente conseguiu se sagrar campeão olímpico.

"Sabia que aquela bola iria cair. E ela acabou caindo quatro anos depois, aqui em Pequim. Fico feliz em ganhar esta medalha de ouro que a gente estava devendo", disse o treinador, cercado por jornalistas.

Assim que o jogo acabou, Zé Roberto foi abraçado por toda a comissão técnica. O comandante do Brasil depois beijou uma a uma as jogadoras da seleção. O treinador então se enrolou em uma bandeira brasileira enquanto as atletas se preparavam para ir ao pódio.

Na hora da execução do hino, o técnico ficou bem em frente à bandeira do Brasil. Emocionado, cantou com a torcida os últimos versos do hino nacional.

"Quando você está a um ponto de pelo menos ter uma prata e a bola não cai, aquilo não passa. Acho que sou um cara de sorte, privilegiado, por ter tido uma nova oportunidade de refazer um trabalho, ter força para isso, mesmo com alguns jogos difíceis que perdemos. Acho que paguei com juros e correção monetária. Vou voltar a sorrir", disse o treinador, já sorrindo, lembrando da perda na semifinal de Atenas-2004.

No período de turbulência, Zé Roberto contou com o apoio integral da família, principalmente da mulher, Alcione. "Ela me apoiou, sofreu comigo todas as situações e pressões que a gente passou. Eu queria entrar num buraco, tinha vergonha de sair na rua, porque aquilo foi muito forte. Eu me cobrava muito por não ter ajudado o time naquele momento. Sentia que eu tinha deixado um pouco de mim naquela quadra de Atenas. Hoje eu resgato", afirmou o técnico.

Com o título em Pequim, Zé Roberto se tornou o primeiro treinador do país a ganhar uma medalha de ouro no masculino e no feminino, já que em Barcelona-1992 comandou os homens no primeiro título do vôlei brasileiro em Olimpíadas.

Compartilhe: