UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 11h08

Meninas do vôlei comemoram com choro e 'montinho' em Zé Roberto

Lello Lopes
Em Pequim (CNH)
Após ter enfrentado as críticas pela eliminação dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, a seleção feminina de vôlei do Brasil foi à forra com a conquista do lugar mais alto do pódio em Pequim. As comandadas de José Roberto Guimarães comemoraram o título inédito com muito choro, abraços e um marcante "montinho" sobre o treinador.

Mark Ralston/AFP
Após vitória, jogadores fazem 'montinho' sobre o treinador Zé Roberto Guimarães...
Mustafa Ozer/AFP
...muito emocionadas, as brasileiras homenagearam a levantadora Fofão
BRASIL LEVA OURO SOBRE EUA
VEJA IMAGENS DA DECISÃO
VOCÊ ACREDITAVA NO OURO
BRASIL SE LIVRA DE RÓTULO
TODA TRAJETÓRIA EM PEQUIM
MANDE MENSAGENS DE APOIO
Depois da vitória sobre as norte-americanas por de 3 sets a 1, com parciais de 25-15, 18-25, 25-13 e 25-21, as atletas brasileiras homenagearam, além do treinador, a levantadora Fofão, jogando-a para o alto. "Estou feliz demais. Parabéns para a Fofão", disse Sheilla.

Em meio à festa das meninas, o treinador José Roberto fez questão de ir até a torcida. Ele pegou uma bandeira do Brasil e ficou enrolado nela, pensativo. Em seguida, elas se reuniram e tiveram uma conversa no canto da quadra do Ginásio Capital de Pequim.

Durante a comemoração da terceira medalha de ouro do Brasil na modalidade, as jogadores não esqueceram de dar os já tradicionais recados em frente às câmeras. As mensagens para namorados, amigos e parentes viraram cena constante nas vitórias da seleção feminina de vôlei.

A meio-de-rede Carol Gattaz e a oposto Joycinha, que não foram convocadas, foram lembradas no pódio por um cartaz carregado pela novata Thaísa.

"Elas fizeram parte do grupo até o último momento e por escolha do técnico elas não puderam estar aqui, mas elas ajudaram muito na preparação", explicou a jogadora.

O vôlei feminino do Brasil buscava um título de expressão há muito tempo. E já havia chegado perto em algumas oportunidades, como nos bronzes dos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000 e nos vice-campeonatos mundiais de 1994 e 2006.

No entanto, as derrotas para a Rússia na semifinal dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e na decisão do Mundial-2006 e para Cuba na final dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007 deixaram a seleção brasileira feminina de vôlei com uma fama: a de perder o controle nos momentos decisivos. Agora, o time mostrou com a festa em Pequim que é vencedor.

Compartilhe: