UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 10h45

Depois de 17 anos, Fofão deixa a seleção brasileira de vôlei

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Presente em cinco Olimpíadas, a levantadora Fofão fechou da melhor maneira possível o seu ciclo na seleção brasileira feminina de vôlei. A medalha de ouro obtida neste sábado nos Jogos Olímpicos de Pequim marcou a despedida da atleta depois de 17 anos na equipe.

Na maior parte do tempo ofuscada por Fernanda Venturini, Fofão sai da seleção brasileira cheia de glórias, com três medalhas olímpicas (um ouro e dois bronzes) e duas mundiais (duas pratas).

"Hoje eu digo que aprendi muito com ela (Venturini). Não dispensei esses anos na reserva. Eu era uma jogadora nova e tive espelhos na minha vida. Hoje estou muito mais amadurecida, muito mais segura, e consegui mostrar isso dentro de quadra", disse Fofão.

Fofão foi convocada pela primeira vez em 1991. No ano seguinte, em Barcelona, participou da campanha que levou o Brasil a uma até então inédita semifinal olímpica.

Em 1994, a levantadora sofreu sua primeira grande decepção na seleção brasileira, com o vice-campeonato no Mundial realizado no Brasil. Na Olimpíada de Atlanta-1996, Fofão ganhou a medalha de bronze.

Em 1999, com a saída de Fernanda Venturini, finalmente Fofão virou titular da seleção. A atleta, entretanto, repetiu o desempenho da antecessora, ganhando o bronze nos Jogos de Sydney-2000.

Com a volta de Fernanda Venturini, Fofão retornou ao banco de reservas. E foi do banco que ela viu a seleção ficar em quarto lugar em Atenas-2004.

Depois de um ano de descanso, a jogadora ganhou nova chance como titular. Jogando muito bem, levou o Brasil à final do Mundial de 2006, mas não conseguiu o título, perdendo a final para a Rússia.

No último ato da carreira na seleção, nos Jogos Olímpicos de Pequim, Fofão conquistou o seu principal título, a medalha de ouro.

"Para o vôlei feminino, essa medalha é um grande passo. As mulheres lutaram muitos anos para conquistar essa medalha, foram superações de grandes jogadoras que lutaram pela melhoria do vôlei. Agora o vôlei feminino tem que ser respeitado dentro de quadra", disse a levantadora.

Compartilhe: