UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 04h54

Norte-americana recebe a prata após doping do heptatlo

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
A norte-americana Hyleas Fountain recebeu neste sábado a medalha de prata olímpica, depois que a ucraniana Lyudmila Blonska foi expulsa dos Jogos. No heptatlo, Blonska havia sido vice-campeã, mas logo depois da disputa da prova foi anunciado o teste antidoping com resultado positivo da atleta.

Com isso, Fountain herdou a prata, que foi entregue por Steve Roush, chefe de esportes do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. "É estupendo ter a prata e a ganhei de uma maneira limpa", comemorou Fountain, que liderou as primeiras fases da competição, mas depois caiu de produção. "Estou muito contente. No entanto, não é o meu papel julgar Blonska", ressaltou.

A norte-americana é apenas a segunda heptatleta do país a conseguir um pódio na história dos Jogos Olímpicos, após ter totalizado 6.619 pontos, 114 atrás da medalhista de ouro, a ucraniana Nataliia Dobrynska. A primeira a ter o feito foi Jackie Joyner-Kersee.

Quem também se favoreceu foi a russa Tatiana Chernova, que terminou a competição na quarta colocação. Com a desqualificação, ela receberá a medalha de bronze.

Blonska, que deu positivo para um esteróide anabolizante, pode ser banida do esporte, uma vez que é reincidente em casos de doping. A primeira punição aconteceu em 2002, quando ela enfrentou uma suspensão de dois anos, também por esteróides.

Compartilhe: