UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 03h08

China leva o bronze e pára a rotina de pódios de Cuba no vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Ouro em 1992, 1996 e 2000 e um bronze em 2004. A rotina de medalhas de Cuba no vôlei feminino acabou com a vitória da China, por 3 sets a 1 (25-16, 21-25, 25-13, 25-20) neste sábado, que deu às donas da casa a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008.

Alexander Joe/AFP
Wang ataca contra o bloqueio de Carrillo, de Cuba. Chinesa foi o destaque do jogo
VEJA FOTOS DA DECISÃO DO BRONZE
CONFIRA A TABELA DAS FINAIS
LEIA MAIS DO VÔLEI NAS OLIMPÍADAS
Cuba, que teve na década de 1990 um dos times mais vitoriosos de todos os tempos, fez campanha surpreendente com uma equipe renovada, mas parou contra as chinesas, atuais campeões olímpicas, que fizeram a festa do ginásio Capital. Favoritas ao pódio, a seleção asiática deu a "volta olímpica" na quadra ao final do jogo e foi reverenciada pela torcida apesar de não estar na disputa do ouro.

Nas semifinais, as chinesas foram despachadas pelas brasileiras, que não sentiram a pressão de vencer com uma torcida contra. Já as cubanas, que foram a surpresa com o primeiro lugar na fase inicial, eliminaram a Sérvia, mas perderam para as norte-americanas em fáceis 3 a 0 na classificação à final. EUA e Brasil fazem a final às 9h da manhã deste sábado, horário de Brasíla.

Na decisão do bronze, a China se vingou das cubanas. Depois de perder na primeira fase dos Jogos, numa virada incrível das caribenhas em 3 sets a 2, as donas da casa contaram com a torcida para garantir a quinta medalha do país asiático nas Olimpíadas (bronze em 1988 e 2008, prata em 1996 e ouro em 1984 e 2004).

A vitória foi construída na força de defesa característica da escola asiática no vôlei, mas também com um forte saque que prejudicava o passe para as boas atacantes cubanas, como Yumilka Ruiz, de 30 anos, um dos destaques do país caribenho no esporte desde a saída das estrelas da geração de Mireya Luis e Regla Torres.

Do lado chinês, a referência para a vitória veio de uma jogadora de 20 anos. Machucada na região lombar, Yimei Wang, de 1,90 m e alguns quilos a mais para o esporte, forçou o saque e era a principal atacante do time da casa. Com mais de 20 pontos na partida, ela tirou a chance das cubanas de continuarem no pódio olímpico no vôlei.

Compartilhe: