UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 11h15

Taekwondo é o 12º esporte a dar medalhas ao Brasil em Olimpíadas

Lello Lopes e Bruno Doro
Em Pequim (China)
UM BRONZE HISTÓRICO
EFE
Após vencer grega, Natália bateu Carmen Marton, da Austrália, e avançou à semi
AP
Mas a brasileira perdeu para norueguesa e teve de lutar pelo bronze com atleta sueca
AFP
Com a vitória, paranaense subiu ao pódio e teve a companhia de Sarah Stevenson
NATÁLIA CONQUISTA BRONZE
VEJA FOTOS DA PARANAENSE
PARABENIZE A MEDALHISTA
ESPORTE TEM MENOR VERBA DA LEI
VEJA PERFIL DA ATLETA
LONDRINA, O CELEIRO DE NATÁLIA
A conquista da medalha de bronze de Natália Falavigna na categoria acima de 67 kg transformou o taekwondo no 12º esporte a levar o Brasil ao pódio em 26 edições das Olimpíadas. Desde os Jogos de Atlanta-1996, o país não estreava no quadro de medalhas de uma modalidade. A ginástica artística teve a chance em Pequim, mas Diego Hypólito, Jade Barbosa e Daiane dos Santos não foram bem nas finais.

As primeiras medalhas olímpicas do Brasil foram obtidas no tiro nos Jogos da Antuérpia-1920. E o país levou para casa uma medalha de cada cor. Guilherme Paraense foi ouro na pistola de velocidade, Afrânio Antônio da Costa levou a prata na prova de 50 m da pistola e a equipe nacional ganhou o bronze também no 50 m da pistola.

O Brasil só voltou ao pódio nos Jogos de Londres-1948, com o bronze do basquete. Quatro anos depois, em Helsinque, o país estreou no quadro de medalhas das duas modalidades de elite dos Jogos Olímpicos, o atletismo (com o ouro de Adhemar Ferreira da Silva e o bronze de José Telles da Conceição) e a natação (com o bronze de Tetsuo Okamoto).

Na Cidade do México-1968, foi a vez de a vela ganhar a sua primeira medalha: bronze na classe Flying Dutchman. O boxe também foi laureado com o terceiro lugar de Servílio de Oliveira.

Chiaki Ishii ganhou o bronze nos Jogos de Munique-1972 e colocou o judô na lista de modalidades premiadas do Brasil. Em Los Angeles-1984, dois esportes coletivos ganharam medalha pela primeira vez: o futebol e o vôlei, ambos com a prata.

Os últimos a estrearem no quadro de medalhas do Brasil foram o hipismo e o vôlei de praia. Nos Jogos de Atlanta-1996, a equipe de saltos do hipismo ficou com o bronze. Já o vôlei de praia brilhou: ouro com Sandra Pires/Jackie Silva e prata com Mônica/Adriana Samuel. Agora, o taekwondo entrou neste seleto grupo.

Compartilhe: