UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 17h00

A dois dias do fim, China garante vitória inédita no quadro de medalhas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Pela primeira vez a Ásia terá o primeiro colocado do quadro de medalhas de uma edição olímpica. Com o término das provas na tarde desta sexta-feira, a China assegurou a liderança com a diferença de 16 ouros aberta para os EUA, mesmo ainda restando dois dias de competições para encerrar as Olimpíadas de Pequim.

PROVAS QUE EUA DISPUTAM O OURO
Atletismo: Salto em altura fem., 1.500m rasos fem., 5.000m rasos masc., 4x400m rasos masc., 4x400m rasos fem., maratona masc.
Basquete: Feminino e masculino
Ciclismo: Mountain bike fem. e mountain bike masc.
Saltos ornamentais: Plataforma masc.
Nado sincronizado: Equipe
Vôlei: Masculino e feminino
Pólo aquático: Masculino
Os norte-americanos disputarão apenas mais 15 dos 44 eventos que darão medalha de ouro na China. Portanto, mesmo que tenha um desempenho de 100%, algo improvável, o país alcançará 46 ouros, um a menos do que tem atualmente o país-sede. E os anfitriões deverão levar pelo menos mais uma medalha dourada, pois três dos quatro semifinalistas da chave de simples masculina do tênis de mesa são chineses.

Apesar do número grande de provas que ainda restam, os EUA não estão em nenhuma das 11 finais do boxe, ficaram fora de duas provas do atletismo (lançamento de dardo masculino e 800 m rasos masculino), das seis da canoagem, das duas de taekwondo e das finais de beisebol, do futebol masculino, da ginástica rítmica, do handebol, do hóquei na grama masculino e do tênis de mesa.

Assim, a China se torna o primeiro país da Ásia a vencer as Olimpíadas e encerra o domínio dos norte-americanos, que não perdiam uma edição desde Barcelona-1992, quando foram superados pela CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Depois disso, o país venceu em Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004.

Além dos norte-americanos e da CEI, apenas França (1900), Reino Unido (1908), Alemanha (1936) e a antiga União Soviética (1956, 1960, 1972, 1976, 1980 e 1988) lideraram o quadro em uma das 26 edições já realizadas.

Para vencer a briga com os EUA, os chineses nem precisam se valer das duas modalidades que dão mais medalhas nos Jogos: atletismo (47) e natação (34), já que obteve um triunfo nestes dois esportes.

O país apostou em modalidades como saltos ornamentais (venceu as sete provas realizadas até agora), tênis de mesa (ganhou os três ouros em disputa até hoje) e cresceram muito na ginástica e no levantamento de peso, que juntos deram 17 insígnias douradas para a China, 11 a mais do que o obtido em Atenas-2004. O país ainda levou ouros inéditos na vela (Jian Yin na classe RS:X), no remo (com o skiff quádruplo feminino), no tiro com arco (com Juan Juan Zhang, no feminino) e no trampolim acrobático (vitórias no masculino e no feminino).

Compartilhe: