UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 11h49

Brasil volta a ficar em último e está fora na ginástica rítmica

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O time brasileiro de ginástica rítmica piorou seu resultado das últimas duas edições dos Jogos e terminou apenas na 12ª e última posição nas eliminatórias da prova por equipes. Com o resultado, está fora da série final.

Reuters/Yves Herman
Quinteto brasileiro teve um desempenho inferior ao das duas últimas Olimpíadas
FOTOS DO 2º DIA DE ELIMINATÓRIAS
NOTÍCIAS DE GINÁSTICA RÍTMICA
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
Nesta sexta, na segunda apresentação na fase inicial, o conjunto formado por Luisa Matsuo, Marcela Menezes, Nicolle Muller, Tayanne Mantovanelli, Daniela Leite e Luana Faro não melhorou a primeira série e permaneceu na mesma posição alcançada no dia de estréia com 29,125 pontos.

Oitava em 2000 e 2004, a equipe ficou fora das finais que classificam justamente as oito melhores. A decisão, que terá Belarus, Rússia, China, Itália, Bulgária, Ucrânia, Israel e Azerbaijão, será neste sábado à noite (horário do Brasil).

A classifição fica abaixo da expectativa brasileira. Na etapa de Varna (Bulgária) da Copa do Mundo, disputada em julho, as brasileiras ficaram com a quinta colocação, à frente do Azerbaijão, que em Pequim ficou com o 8º lugar e vai para as finais. Campeão pan-americano de 2003 e 2007, o time chegou aos Jogos Olímpicos apenas por convite.

No individual, que terá final na manhã deste sábado, o favoritismo das russas prevaleceu. Evgeniya Kanaeva, que chegou a Pequim como favorita ao ouro e não foi tão bem no primeiro dia, cometeu alguns erros nas maças, mas obteve notas bem altas e se classificou na 1ª posição. O segundo posto ficou novamente para Olga Kapranova, que chegou a liderar no primeiro dia. A ucraniana Anna Bessonova manteve-se em terceiro lugar.

Uma apresentação interessante foi a da austríaca Caroline Weber, que fugiu dos tradicionais temas clássicos e usou um trecho instrumental de "Shine on you Crazy Diamond", do Pink Floyd, na apresentação com maças. Ela, porém, foi apenas a 18ª colocada. O Brasil não teve representantes na disputa individual.

Compartilhe: