UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 09h54

Yane termina em 18º lugar no pentatlo moderno; alemã é ouro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A brasileira Yane Marques, única representante do país no pentatlo moderno, encerrou a sua primeira participação olímpica em com um 18º lugar na soma dos pontos das cinco modalidades. Na última prova, a dos 3.000 m rasos, Yane ficou em 24º lugar.

Crédito
Mau desempenho no hipismo tirou as chances de Yane na disputa pelo pódio
VEJA AS FOTOS DA DISPUTA
PERFIL DE YANE MARQUES
ENTENDA O PENTATLO MODERNO
MAURREN MAGGI É OURO
A medalha de ouro foi para a alemã Lena Schoneborn, que somou 5.792 pontos na soma dos resultados das cinco modalidades. A britânica Heather Fell, com 5.752, ficou com a prata, e o bronze é da ucraniana Victoria Tereshuk, que somou 5.672. A brasileira terminou com 5.332 pontos.

A pernambucana Yane Marques esteve sempre próxima das primeiras posições durante as três primeiras modalidades disputadas - tiro, natação e esgrima. Porém, após o hipismo, a brasileira perdeu logo nove posições e se complicou para os 3.000 m rasos, cuja ordem de largada é definida pela classificação.

Yane chegou a liderar a disputa durante a prova de tiro, em que ficou em sétimo lugar - seu segundo melhor desempenho na competição. Após a natação, melhor prova de Yane, ela esteve em sexto lugar na classificação geral.

Mas, com uma apresentação irregular no hipismo, Yane perdeu 224 pontos e ainda foi penalizada em mais 44 por ter excedido o tempo de apresentação. Lili, uma montaria arisca escolhida aleatoriamente, chegou a refugar um dos obstáculos.

Na corrida, ela foi a 15ª a largar, 1min22s após a líder, a alemã Lena Schoneborn, que se sagraria campeã olímpica mesmo com um nono lugar nos 3.000 m rasos. Já a brasileira acabou em 24º lugar na última prova, com o tempo de 11min01s61.

Compartilhe: