UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 17h52

Seleção reúne motivação para buscar bronze de consolação

Do UOL Esporte
Em São Paulo *
Com o sonho do ouro olímpico frustrado na derrota para a Argentina por 3 a 0 nas semifinais, restou aos jogadores da seleção brasileira masculina de futebol buscarem motivação para a disputa do bronze contra a Bélgica, nesta sexta-feira, às 8h (horário de Brasília), em Xangai.

DIA SEGUINTE DA DERROTA
Flávio Florido/UOL
A dor sentida no revés ante a Argentina...
Marcelo Sayao/EFE
...parece ter sumido no treino desta quinta
ÚLTIMO TREINO DA SELEÇÃO
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
TABELA DO FUTEBOL MASCULINO
FEMININO FICA COM A PRATA
"Meu papel como capitão é buscar motivação. É difícil, mas vale medalha e esse é o nosso papel agora. Nosso maior objetivo era voltar com o ouro, mas ainda tem essa medalha em disputa e nós temos que nos focar nela", disse Ronaldinho, em referência ao jogo.

O treino desta quinta-feira, porém, mostrou que falta de motivação pelo bronze, aparentemente, não deve faltar. "Animados", os jogadores realizaram o trabalho que antecedeu o confronto com a Bélgica com muitos risos e brincadeiras.

Para Marcelo, a descontração demonstrada pela seleção brasileira poucas horas depois de ser goleada pela Argentina não significa que os jogadores não estejam tristes pela derrota que matou as esperanças de um ouro inédito.

"É muito triste perder uma semifinal, mas temos que trabalhar alegres para conseguir a medalha de bronze. Quando perdemos a semifinal fiquei triste, claro, ninguém gosta de perder. Mas, se fossemos trabalhar tristes, é claro que não ganharíamos nada. No trabalho é necessário ter alegria", concluiu.

Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram, com vitória do Brasil por 1 a 0, com gol de Hernanes, no segundo tempo. Marcelo acredita que os belgas também estarão motivados na busca pelo bronze, apesar de terem sido goleados pelos nigerianos. "Acho que com certeza vão entrar em campo também para vencer e que querem conquistar a medalha de bronze".

Para Dunga, esta partida tem um significado especial, já que uma derrota pode significar o fim de seu ciclo no comando da seleção brasileira. No entanto, ao menos aparentemente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parece avalizar o trabalho do treinador. Logo após a partida, Dunga deve anunciar a convocação para os próximos compromissos pelas eliminatórias.

Mas Dunga parece não de preocupar com a possibilidade de sair. "Estou preparado para continuar. Desde que cheguei aqui vim para fazer o trabalho que estou cumprindo. Espero ficar enquanto tiver saúde", afirmou o treinador.

O aval da CBF, porém, pode não valer muito. Vanderlei Luxemburgo já passou por situação semelhante: após o fiasco da campanha de Sydney-2000, o treinador foi demitido. Naquele ano, o Brasil caiu nas quartas-de-final diante de Camarões e não conquistou medalha.

Brasil
Renan; Rafinha, Alex Silva, Breno, Marcelo; Ramires, Hernanes, Anderson, Diego; Ronaldinho e Rafael Sobis
Técnico: Dunga

Bélgica
Bailly; De Roover, Simaeys, Pocognoli; Haroun, Vertonghen, Martens, Tom de Mul, Vanden Borre; Mirallas e Dembele.
Técnico: Jean-François Desard

Data: Sexta-feira, 22/08/2008
Horário: 8h (de Brasília)
Local: estádio de Xangai

Compartilhe: