UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 06h54

Após decepção nos Jogos, Blatter critica estrutura do futebol na China

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
Depois do mau desempenho da seleção chinesa masculina de futebol nos Jogos de Pequim, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, criticou nesta quinta-feira os dirigentes do esporte no país asiático por buscarem soluções rápidas para a falta de planejamento.

Na entrevista coletiva que concedeu em Pequim, Blatter afirmou que a China deve iniciar programas de incentivo para suas seleções sub-17 e sub-20, em substituição à prática de contratar técnicos reconhecidos para a seleção principal. "A China deve elaborar planos de curto e longo prazo e buscar a continuidade de seus programas se deseja conseguir algum impacto no futebol internacional", afirmou Blatter.

A seleção chinesa vem tendo um ano desastroso em 2008. Após ficar de fora da disputa por uma vaga na Copa do Mundo da África do Sul-2010, a China foi eliminada na primeira fase do torneio olímpico de futebol masculino, com apenas um ponto em três partidas.

Blatter citou como exemplos a serem seguidos os casos de Argentina e Brasil, além de países africanos, cujos êxitos nas seleções juvenis resultam em equipes principais mais fortes. "No futebol não existem milagres, no futebol há trabalho duro com os (jogadores do) sub-17, sub-20 e os olímpicos do sub-23", disse o dirigente.

As declarações de Blatter acontecem pouco depois de o ex-capitão da seleção chinesa, Fan Zhiyi, ter feito críticas abertas à estrutura do esporte no país, inconformado com a eliminação nos Jogos Olímpicos.

"Era uma oportunidade para que o futebol chinês fosse honrado, mas ao final foi desonrado. O futebol chinês enfrenta a sua pior crise, nossas divisões inferiores se perdem, a liga profissional está em decadência e produz poucos jogadores de qualidade", disse Zhiyi.

Compartilhe: