UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 15h54

Renata e Talita tentam manter tradição brasileira no vôlei de praia

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Renata e Talita tentam nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), manter a tradição de o Brasil colocar mulheres no pódio do vôlei de praia. Mas para isso elas terão que vencer a disputa da medalha de bronze contra as chinesas Chen Xue e Xi Zhang. Na seqüência, as norte-americanas Misty May-Treanor e Kerri Walsh vão jogar pelo ouro contra as chinesas Jia Tian Jie.

Thoas Coex/AFP
Renata e Talita podem manter a tradição do Brasil no vôlei de praia em Olimpíadas
MÁRCIO APRENDEU COM ATENAS-2004
PÁGINA OLÍMPICA DO VÔLEI DE PRAIA
Xue e Zhang jogarão em casa, mas a responsabilidade de Renata e Talita também é grande. Afinal, o Brasil nunca ficou de fora do pódio feminino do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos.

O país conquistou cinco medalhas, sendo uma de ouro (Jackie Silva/Sandra Pires em Atlanta-1996), três de prata (Adriana Samuel/Mônica em Atlanta-1996 e Adriana Behar/Shelda em Sydney-2000 e Atenas-2004) e uma de bronze (Adriana Samuel/Sandra Pires em Sydney-2000).

"Desde o primeiro dia, desde o primeiro jogo, a gente tem a responsabilidade de conseguir um bom resultado", disse Talita, que assim como a companheira Renata faz sua estréia em Jogos Olímpicos.

Se depender do retrospecto, a partida entre Renata/Talita e Xue/Zhang promete ser equilibrada. As duplas se enfrentaram oito vezes no Circuito Mundial, com quatro vitórias para cada lado.

Nos dois últimos confrontos, entretanto, deu Brasil: duas vitórias de 2 sets a 1 no Torneio de Marselha do ano passado, sendo uma delas na decisão do campeonato.

Para Talita, o fato de a Arena de Chaoyang ter a torcida praticamente inteira a favor da dupla chinesa não é motivo de preocupação. Muito pelo contrário. "A pressão da torcida vai ser em cima delas, que vão ter que buscar o resultado. Elas entendem o que os torcedores estão falando, eu não. Não sei se estão me chamando de bonita ou feia", brincou a brasileira.

Nas semifinais, a dupla do Brasil não teve chance contra Walsh e May. Agora, encara o jogo diante das chinesas como mais fácil.

"É um time que a gente já ganhou várias vezes. Se jogarmos bem temos chance de vencer. Vai ser um jogo bom, a gente vai ter mais chance do que contra a Walsh e a May", afirmou Renata.

Compartilhe: