UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 08h39

Em encontro de favoritos, Croácia elimina Dinamarca no handebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O confronto entre Croácia, atual campeã olímpica, e Dinamarca, atual campeã européia, tinha tudo para ser equilibrado. E as previsões de um jogo definido apenas nos momentos finais se confirmaram. Defendendo o título olímpico, o time croata foi ligeiramente melhor e conquistou a classificação, nesta quarta-feira, ao bater, por 26 a 24, os dinamarqueses, que dão adeus às chances do ouro em Pequim.

Sergey Ponomarev/AP
Croácia, de Balic, foi melhor durante quase toda a partida e eliminou a Dinamarca
VEJA MAIS FOTOS DA RODADA
TABELA DA FINAL NO MASCULINO
SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE
FRANÇA TAMBÉM ESTÁ NA SEMI
A Croácia vai enfrentar a França na semifinal. A Dinamarca, considerada uma das favoritas ao ouro antes do início da competição, segue para o torneio que decide as posições de quinto a oitavo.

A Croácia começou firme na defesa. Sem dar chances reais de gols aos adversários, os atuais campeões olímpicos aproveitaram bem os contra-ataques e abriram vantagem que antes do início do jogo parecia ser improvável, aos 9min (5-1). Mesmo após o início ruim, os dinamarqueses não se acalmaram e continuaram cometendo erros graves no ataque. A Croácia aproveitou para manter a folga no marcador (9-5), após a metade da primeira etapa.

A tão esperada divisão de forças começou a aparecer a partir dos vinte minutos do primeiro tempo. A Dinamarca melhorou no setor defensivo, equilibrou a partida e, aos 25min, Nielsen aproveitou falha do ataque croata para, em um contra-ataque, empatar em 11 a 11. Apesar da visível melhora, os campeões europeus se desconcentraram novamente e permitiram aos adversários abrir nova vantagem ao final do primeiro tempo: 14 a 12.

O intervalo fez bem ao time da Dinamarca, que voltou melhor e, com grandes defesas do goleiro Hvidt, passou à frente pela primeira vez na partida, com gol de Christiansen, aos 8min (17-16). A partir daí, as duas equipes se revezaram nos ataques convertidos e nenhuma delas conseguiu abrir vantagem no placar.

Somente ao 24min, a Croácia voltou a abrir a folga que havia conquistado no início da partida (23-20), com gol de Balic. Com menos de dois minutos para o fim, a Dinamarca voltou a encostar, com 24 a 23. Mas a Croácia usou a sua experiência de campeã olímpica para amarrar o final da partida e vencer o clássico europeu, por 26 a 24.

Compartilhe: