UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 07h36

Para atleta alemão, Bolt se dopa e a sua vitória 'é uma brincadeira'

Das agências internacionais
Em Pequim (CNH)
O corredor alemão Tobias Unger acredita que o recordista e medalha de ouro dos 100 m rasos em Pequim, o jamaicano Usain Bolt, se dopa e disse que a sua vitória é uma "grande brincadeira".

Gero Breloer/EFE
Tobias Unger diz que na Jamaica os atletas fazem o que querem sem punição...
Carlos Barria/Reuters
...Usain Bolt bateu o recorde dos 100 m rasos em Pequim, com o tempo de 9s69
VEJA FOTOS DESTA QUARTA-FEIRA
LEIA MAIS SOBRE O ATLETISMO
BOLT VENCE OS 200 M COM FOLGA
ACOMPANHE O CALENDÁRIO
QUADRO DE MEDALHAS
"Nas corridas classificatórias, Bolt nem se incomodou com o calor. Chegou com a sua toalha e suas sapatilhas, se posicionou na raia, deu a largada e fez 100 m em 9s92. Para mim, tudo isto é uma grande brincadeira", disse o atleta alemão à revista esportiva SportBild.

Contra o recordista, pesa o fato dele não mostrar cansaço nenhum com a longa viagem ou depois de um treinamento. Unger, que em Pequim não passou da segunda rodada, com 10s36, acredita que um dos maiores problemas da luta contra o doping está no fato de que são poucos os países que têm uma Agência Nacional Antidoping. Segundo ele, a Jamaica, por exemplo, não possui nenhum sistema antidopagem.

"Na sua ilha fazem o que querem e não acontece nada. Por outro lado, eu tenho que registrar todas as entradas e saídas que faço em Pequim, para caso passe pelo controle antidopagem. Bolt possivelmente não saberia nem sequer preencher o formulário de entrada e saída", afirma Unger.

O atleta alemão não crê que seja possível solucionar o problema, pois os prêmios para participar de uma competição e ganhar são altos. Além disso, segundo ele, os meios de comunicação e a opinião pública esperam este tipo de recorde. Unger acredita também que os atletas que dão positivo deveriam receber a mesma punição de um estelionatário.

Compartilhe: